Este é o último livro da trilogia "Fronteira de Bloqueios" e o sexto romance do autor, nascido em Vila Real de Santo António.

Na próxima quarta-feira, dia 12 de maio de 2021, pelas 18:00 horas, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, vai ser apresentado o novo romance de José Estevão Cruz, "A Fronteira das Águas Porosas"". Este é o último livro da trilogia "Fronteira de Bloqueios".

Este é o sexto romance do autor, nascido em Vila Real de Santo António, em 20 de Julho de 1947.

Os três romances da trilogia contam a história de Mariana e Brandão, dois banidos pela Inquisição que chegam ao degredo em Castro Marim, no dia do Terramoto de 1755, ocasião na qual a atividade das pescas ganha grande importância no antigo Reino do Algarve. Iludem a sua condição, acobertados pela perda dos registos, e utilizam as competências próprias e uma aliança com os catalães presentes na área de Ayamonte. Fundam salinas em Castro Marim, um estaleiro no Guadiana e uma companhia de pescas nas praias de Monte Gordo.

Mariana assiste ao erguer da nova Vila Real de Santo António e convive com as principais personagens que participam na edificação da vila-fábrica e na instalação das companhias tituladas por armadores de Portugal. Apaixona-se pela filosofia iluminista e sofrerá as consequências dessa opção, após a morte de D. José I.