Por proposta do PSD foi aprovado no Orçamento de Estado de 2021 a redução das portagens na Via do Infante em 50% para todos os veículos, exceto os elétricos que beneficiarão de uma redução de 75%, a ter lugar a partir de 1 de Julho de 2021.

A proposta em causa foi aprovada com votos contra de PS e Iniciativa Liberal. 

Nos últimos dias, o Governo tornou pública a vontade de solicitar ao Tribunal Constitucional a declaração de inconstitucionalidade da norma aprovada na Assembleia da República que estabelece essa redução, tendo, pouco depois, assinalado que a questão estava a ser ponderada. 

O PSD Algarve considera que essa intenção, a ser concretizada, é um boicote à região, um ataque aos algarvios, e recorda ao Governo, as sucessivas promessas de abolição ou redução que fez o PS aos algarvios. Nem umas nem outras foram cumpridas.  

Espera, por isso, o PSD Algarve que o Governo se abstenha de qualquer iniciativa que faça perigar uma decisão, contra a vontade do PS, mas a favor da vontade dos algarvios, na medida em que se trata de um passo importante para atenuar custos sobre a região, em especial num período em que a mesma sofre a mais implacável crise de que há memória. 

Recorda-se, a este respeito, que a redução das portagens é potencialmente neutral para as contas do Estado já que, vencida esta crise, a descida do preço é compensada pelo aumento da utilização, a que acrescem os ganhos no menor tráfego na EN 125, em maior mobilidade e em menor sinistralidade. 
 


A Comissão Política Distrital do PSD Algarve