O município de Vila Real de Santo António associa-se às comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago com um vasto programa que inclui tertúlias, conversas, projeção de filmes, demonstrações artísticas e performances.
As atividades decorrem nas escolas do concelho e na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, entre os dias 14 de novembro e 16 de dezembro. A programação inicia-se com a apresentação da exposição «Voltar aos Passos que Foram Dados», que estará em itinerância nas bibliotecas escolares até ao dia 9 de dezembro.
 
A mostra, organizada pela Fundação José Saramago, integra uma seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria e faz uma ‘viagem’ pela biografia literária de José Saramago e pelas obras e legado cultural e cívico do escritor.
 
O destaque da programação vai para a iniciativa «Passarola em viagem… nas escolas do concelho» que, ao longo dos meses de novembro e dezembro, irá evocar a Passarola Voadora de Bartolomeu de Gusmão - reconstruída para o efeito pelos serviços municipais - numa alusão à obra Memorial do Convento, de José Saramago.
 
A construção da passarola e o seu voo só foi possível com a união entre Bartolomeu Lourenço, Baltasar e Blimunda, personagens do romance, que conjugaram os seus saberes: a ciência, o trabalho artesanal e a magia, associada à música.
 
Por isso, a passarola simboliza a fraternidade, a solidariedade a e igualdade capaz de unir toda a humanidade em prol do bem comum, da sua evolução e da conquista do progresso de modo sustentado, o que mostra a eterna luta do homem de se querer ultrapassar a si mesmo e atingir uma dimensão divina ou quase divina. Já no dia 17, a Biblioteca Municipal Vicente Campinas recebe mais uma edição do Clube de Leitura, desta vez dedicado à obra de José Saramago.
 
Nos dias 17 e 24 de novembro, a Escola Secundária de VRSA irá projetar o filme «Ensaio sobre a Cegueira», enquanto no dia 22, às 14h30, a sala de grandes grupos deste estabelecimento de ensino irá receber a iniciativa «Conversas com…», destinada ao debate e troca de ideias sobre o legado saramaguiano.
 
A 25 de novembro, às 21h30, o projeto «Arte com…» chega à Escola Secundária de VRSA com declamação de textos de Saramago acompanhados por música clássica tocada e dançada pelas associações locais.
 
No dia seguinte, a 26 de novembro, a Associação ¼ Escuro inaugura, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, a exposição fotográfica «Viagem fotográfica ao Algarve». A mostra é inspirada nos textos da obra «Viagem a Portugal», de José Saramago, selecionados por Diego Mesa, e tem o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.
 
No mesmo dia e local, às 16h00, será apresentada a «Rota Saramago», criada a partir da obra «Viagem a Portugal». Nesta primeira fase, serão apresentadas as Rotas dos concelhos do Baixo Guadiana (Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António), as quais ficarão acessíveis - em formato digital - e poderão ser percorridas, de forma autónoma, por todos. O evento contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Algarve.
 
O programa de comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago é organizado pelo município de Vila Real de Santo António, em parceria com o Agrupamento de Escolas de VRSA, o Agrupamento de Escolas D. José I e as coletividades e associações locais.