Alterações climáticas, turismo sustentável e igualdade de género foram os temas levados pela nova direção do Volt ao Presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Em trabalho político pelo Algarve, a nova liderança do Volt Portugal foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, na manhã do dia 4 de agosto para falar sobre dois temas prioritários para o Volt Algarve: sustentabilidade e turismo. À saída dos paços de concelho, Ralf Medernach, luxemburguês residente em Albufeira, profissional do turismo e líder do Volt no Algarve, afirmou que “foi uma reunião muito positiva na qual se destacou a disponibilidade do autarca de Albufeira em nos ter recebido para falar de temas tão importantes para o futuro da nossa região e para sairmos do roteiro do turismo de borga sem perder receita”.

A direção do Volt começou por abordar a gestão de água no Algarve no contexto da seca extrema que o país atravessa. Duarte Costa, especialista em alterações climáticas e co-presidente do Volt Portugal, acentuou que “Albufeira é o município do país que mais consome água per capita e, depois de Lisboa, é o segundo que mais turistas recebe''. As incertezas sobre a futura disponibilidade hídrica nesta região exigem não apenas investimentos em infraestruturas e tecnologias de reaproveitamento de água, mas também um novo modelo de turismo mais sustentável e de maior valor agregado para Albufeira e para o Algarve”. Durante a reunião, a direção do Volt confirmou a sua disponibilidade para colocar os seus quadros e especialistas à disposição de Albufeira e de outros municípios algarvios para ajudar a definir e executar estratégias de transição sustentável neste setor chave para a região. Consciente das boas intenções existentes, para o co-presidente do Volt “continua a faltar sobretudo coragem política para as executar e para mudar positivamente a vida das pessoas e dos ecossistemas.”

A reunião terminou com o tema da igualdade de género na liderança política, pontuada por Cátia Geraldes, a vogal nacional do Volt encarregada das políticas para a igualdade de gênero: “Existe uma cultura prevalente em Portugal que dificulta o acesso e muitas vezes até o interesse das mulheres pelas posições de liderança política. O executivo de Albufeira é constituído por 7 vereadores e apenas um desses vereadores é mulher. Esta é uma realidade que o Volt já conseguiu mudar em vários países da Europa e é uma das principais prioridades da nova direção do Volt Portugal”.