O setor do Turismo é um dos principais pilares da estratégia de desenvolvimento do concelho, definida pela Câmara Municipal de Moura.
Neste sentido, ao longo do ano de 2022, o município desenvolveu uma série de iniciativas que visaram promover o seu território e as suas potencialidades junto dos mercados considerados prioritários.
 
Fruto do trabalho desenvolvido e do investimento que tem vindo a ser realizado ao nível do marketing territorial, onde Moura detém a chancela “Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo”, o nosso concelho foi motivo de reportagem em vários meios de comunicação social, de expressão nacional.
 
Exemplo disso foi o “Sociedade Civil”, que escolheu Moura para produzir um episódio dedicado ao tema “Água”, marcando desta forma o arranque da nova temporada deste programa, da RTP.
 
Em novembro, o guia “Boa Cama Boa Mesa”, do Jornal Expresso, destacou o Azeite de Moura, através do projeto “Da terra à mesa”, que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso.
 
A reportagem deu origem a um episódio do programa “Boa Casa Boa Mesa” transmitido pela SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.
 
O portal Sapo Viagens destacou o Lagar de Varas do Fojo, numa reportagem publicada sobre museus portugueses dedicados ao azeite, e deu igual destaque ao Castelo Encantado, num outro trabalho sobre aldeias e castelos a visitar na quadra natalícia.
 
Também a revista Evasões (Jornal de Notícias e Diário de Notícias) publicou em dezembro a reportagem “Moura a água e o azeite que se misturam”. Tratou-se de um trabalho realizado em vários pontos de interesse turístico do concelho, que deu origem a um roteiro com sugestões de hotelaria, restaurantes, museus, atividades ao ar livre, entre outras.
 
Ainda no mês de dezembro o programa televisivo “Experiências.pt” escolheu o concelho de Moura para rodar um dos seus episódios, tendo destacado a Herdade da Contenda e na Estação Náutica de Moura – Alqueva.
 
A brama dos veados, a observação do céu noturno e a prática de desportos náuticos foram o principal foco deste trabalho, que para além de estar a ser transmitido pelo canal Casa Cozinha, irá, durante o ano de 2023, passar no canal Odisseia, em Espanha, e nos voos da TAP.