A Universidade do Algarve (UAlg) fez uma parceria com a Oxford Mindfulness Foundation (OMF) para realizar um curso de «mindfulness», conceito muito aplicado na vida moderna e que deriva da antiga meditação budista, divulgou a academia.

De acordo com uma nota publicada na página de Internet da UAlg, o curso “‘Mindfulness’ por life” tem a duração de oito semanas, entre janeiro e março, sendo conduzido por Marion Furr, professora da OMF, instituição apresentada como sendo “líder mundial” em ‘mindfulness’.

Os participantes ficarão depois habilitados a frequentar o curso “12 Month Foundational Teacher Training”, promovido igualmente pela OMF, que permitirá obter um certificado de formador em 'mindfulness', técnica que em português pode designar-se por atenção plena.

Segundo os especialistas, o ‘mindfulness’ ajuda uma pessoa “a distinguir o pensamento útil daquele inútil que, em determinadas circunstâncias, chega a ser prejudicial”.

O conceito deriva da antiga meditação budista e assenta no princípio de uma “atenção profunda” na respiração, evoluindo para a colocação do foco em “pensamentos, sentimentos e sensações associados ao presente, sem julgamentos”.

Algumas das grandes empresas multinacionais, como a Apple, a Google ou a Nike, são grandes defensoras desta prática nas suas equipas, acreditando, entre outras coisas, que a técnica melhora a capacidade de tomar decisões as relações entre as pessoas de um grupo de trabalho.

O budismo é uma religião indiana de caráter filosófico onde o conceito budista de “Deus” é diferente do conceito ocidental onde um único ser supremo, divino, eterno e todo-poderoso é criador de todas as coisas.

A UAlg também informa, no mesmo comunicado, que estabeleceu um protocolo com a “Conhecer-Se – Associação de Crescimento Pessoal”, com base no qual foi organizado recentemente um retiro de silêncio de seis dias.

Os docentes Saúl de Jesus e Cláudia Carmo propuseram ainda que seja lecionada a partir do próximo ano letivo aos vários cursos de mestrado na área da Psicologia e Ciências da Educação a unidade curricular Educação Positiva e ‘Mindfulness’.

A iniciativa visa promover a investigação e a educação no âmbito do ‘mindfulness’ em Portugal.         

 

Por: Lusa