O Município de Faro apresentou ontem, dia 26 de novembro, a programação para o Natal e a Passagem de Ano.

Como cabeças de cartaz para a noite de Passagem do Ano, o Município de Faro aposta no cantor Toy, pelas 23h00, e no DJ Wilson Honrado, pelas 01h00. O fogo de artifício voltará a ser lançado junto à Doca.

Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro, começou por dizer que a maior diferença na programação de Natal e Passagem do Ano é a alteração do horário das luzes. O Município de Faro volta a investir 100 mil euros em iluminação, mas este ano vai reduzir as horas de exibição. Ligadas no dia de ontem, as luzes de Natal vão funcionar entre as 18h00 e as 00h00, uma redução de três horas em relação a anos anteriores.

O autarca explicou aos jornalistas que «o investimento em luzes de Natal está estabilizado. Se compararmos os custos de energia que vamos ter com a iluminação de Natal com o ‘bolo anual’, estamos a falar de uma percentagem que não é significativa. Portanto, acho que o benefício de termos a baixa iluminada e de as crianças, particularmente, usufruírem disso, é muito superior aos custos que vamos ter. Por essa razão decidimos manter, embora com esta alteração do número de horas em que estão acesas».

«Casa do Pai Natal» e «Faro Somos Todos» são algumas das iniciativas de Natal

Durante a conferência de imprensa, foi revelado o regresso da «Casa do Pai Natal», a partir do dia 3 de dezembro, no espaço da antiga Zara, na Rua de Santo António. Nesse espaço, para além da presença dos «Farrobinhas», será ainda realizada a hora do conto, com a participação das escolas.

Também a partir do dia 3 de dezembro, na Baixa de Faro, teremos, das 10h00 às 19h00, vários momentos de animação, teatro, dança e magia.

Já a partir do dia 8 de dezembro, é inaugurado o Mercado de Natal, organizado pela Ambifaro, que terá mais uma vez animação, artesanato e gastronomia diversificada.

Uma das grandes novidades na programação de Natal é a iniciativa «Faro Somos Todos», implementada em 2020 devido à pandemia da covid-19 e que fez grande sucesso no que diz respeito ao apoio prestado às famílias/comércio local. No dia 22 de dezembro, o Município vai sortear 20 mil euros em vouchers de 200 e 50 euros. Poderá receber cupões de compras efetuadas nos estabelecimentos aderentes, entre 3 e 21 de dezembro. Note-se que esta iniciativa custa quase 40 mil euros à autarquia, uma vez que o Estado arrecada quase o mesmo valor atribuído em concurso.  

As atividades de dinamização do comércio local são efetuadas em parceria com a ADCZHF - Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro e com a ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.

 

Crianças do Município vão receber voucher

O Município de Faro vai atribuir um voucher de 25 euros a todas as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo. Já os restantes ciclos e secundário ficam habilitadas ao mesmo valor, caso tenham escalão A ou B.

Esta oferta abrangerá cerca de 6500 crianças e jovens e vai permitir «gastar este dinheiro no nosso comércio tradicional», acrescentou o edil de Faro.

 

Por: Filipe Vilhena

 

RELACIONADO:

Mercado Municipal de Faro inaugura iluminação de Natal [c/fotogaleria]