Sérgio Vieira deixou hoje o comando técnico do Farense, 18.º e último classificado da I Liga de futebol, protagonizando a nona «chicotada psicológica» da edição 2020/21 da competição.

A decisão surge após os recentes resultados negativos do Farense, que caiu para o último posto do campeonato, ao somar duas derrotas seguidas, frente a FC Porto (1-0) e Tondela (2-0), embora tenha um jogo em atraso.

Sérgio Vieira, de 38 anos, chegou a Faro no início da passada temporada e orientou o clube na subida à I Liga, decidida de forma administrativa após a suspensão da II Liga, devido à pandemia de covid-19.

Na época em curso, em 15 jogos disputados, o Farense somou apenas três vitórias, todas no Estádio de São Luís, e três empates, segurando a lanterna-vermelha, com 12 pontos, a dois dos lugares de permanência.

Horas antes, foi a vez de João Pedro Sousa abandonar o Famalicão, também devido aos maus resultados, deixando a equipa no 15.º lugar da I Liga, depois de desaire no campo do Nacional (2-1), na Madeira, na última jornada.

Sousa chegou ao clube na última temporada, orientando um trajeto de sucesso, que terminou com o sexto lugar no campeonato e ficando às portas das competições europeias, naquele que foi o melhor resultado de sempre dos famalicenses.

Logo do início do novo ano, em 02 de janeiro, foi César Peixoto a abandonar o cargo no Moreirense, apenas dois meses após assumir a equipa, uma saída pedida pelo próprio.

O treinador, de 40 anos, que tinha rendido Ricardo Soares, até tinha alcançado a primeira vitória ao serviço do Moreirense para o campeonato, na receção ao Santa Clara (1-0), da 11.ª jornada, depois de duas derrotas e outros tantos empates, intercalados com dois triunfos na Taça de Portugal, mas acabou por deixar a equipa na sétima posição, com 13 pontos.

Esta saída seguiu-se à de Mário Silva, que, nesta mesma 11.ª jornada e cinco meses depois de ter assumido o comando do Rio Ave, tinha protagonizado a sexta saída de um treinador da I Liga na época 2020/21.

Mário Silva deixou a equipa na 13.ª posição, com 11 pontos, apenas dois acima da linha de despromoção, sendo substituído interinamente por Pedro Cunha, que, em quatro jogos para o campeonato conseguiu um triunfo em casa, com o Portimonense (3-0) e um empate na visita ao Sporting (1-1).

O treinador interino dos vila-condenses também não conseguiu evitar a eliminação da Taça de Portugal, ao sofrer uma derrota em casa com o secundário Estoril Praia (2-1), tendo sido substituído por Miguel Cardoso, que se estreia hoje na visita ao campeão FC Porto.

Antes, já tinham saído Tiago Mendes do Vitória de Guimarães (terceira jornada), que pediu a demissão e foi rendido por João Henriques, Rui Almeida do Gil Vicente (sétima), entrando Ricardo Soares, e Lito Vidigal (oitava), que teve como sucessor o interino Milton Mendes no comando.

Vasco Seabra, que deixou o Boavista à nona jornada, tendo Jesualdo Ferreira regressado aos ‘axadrezados’, assumiu o comando técnico do Moreirense, na 11.ª jornada, sucedendo a César Peixoto, que já tinha substituído nos minhotos Ricardo Soares (sexta).

 

Alterações de treinadores na I Liga de futebol 2020/21:

Jornada Clube Sai Entra

3.ª Vitória de Guimarães Tiago Mendes João Henriques

6.ª Moreirense Ricardo Soares (a) César Peixoto

7.ª Gil Vicente Rui Almeida Ricardo Soares

8.ª Marítimo Lito Vidigal Milton Mendes (b)

9.ª Boavista Vasco Seabra Jesualdo Ferreira

11.ª Rio Ave Mário Silva Pedro Cunha (b)

11.ª Moreirense César Peixoto Vasco Seabra

15.ª Rio Ave Pedro Cunha Miguel Cardoso

16.ª Famalicão João Pedro Sousa Silas

16.ª Farense Sérgio Vieira por anunciar

a) - Saiu após a sétima jornada, mas com um jogo em atraso.

b) - Treinador interino.