Com o novo ano letivo a chegar, o Município de São Brás de Alportel avança com uma nova edição da medida de apoio à família Vale + Educação para apoiar os alunos, com um apoio de 25,00 euros para aquisição de material escolar nas papelarias do concelho de São Brás de Alportel.

Como já vem sendo habitual, o Município inicia a entrega dos Vales + Educação, na Câmara Municipal, na segunda quinzena de agosto. Estes vales, num valor de 25,00 euros por aluno, constituem um importante apoio à aquisição de material escolar aos alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, residentes no concelho de São Brás de Alportel que frequentam as escolas do concelho ou que frequentam escolas de outros concelhos por ausência de oferta na Escola Secundária José Belchior Viegas.

Esta medida está integrada no âmbito do Plano Municipal de Apoio à Família, criado em 2015, e que se concretiza através de um conjunto de medidas, nomeadamente na área da educação, através do Vale + Educação e de um ciclo de sessões de formação para as famílias, mas também em matéria do estímulo à natalidade com o Vale + Natalidade, lançado em 2017 e ainda na área da Saúde, com a atribuição do Vale + Saúde que promove rastreios gratuitos de acuidade visual a crianças entre os quatro e os dez anos.

Atenta aos desafios das famílias, nomeadamente com os encargos que a educação das crianças e jovens representa para as famílias são-brasenses, a Câmara Municipal tem vindo a reforçar o Vale + Educação que em 2020 foi alargado também aos alunos do ensino secundário e com o reforço do vale de 20 para 25,00 euros, por aluno. Valor que se mantem no próximo ano letivo.

O reforço na altura foi motivado pelas dificuldades resultantes do contexto pandémico e mantem-se, neste novo ano letivo, fruto da sensibilidade da autarquia para com a crise económica e social de escala mundial, ainda que com maior incidência nos países europeus, fruto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e à qual o concelho não é imune.

A par do auxílio às famílias, o Vale + Educação pretende ainda dinamizar o comércio local, já que os vales são para utilização exclusiva para a aquisição de materiais escolares nas papelarias do concelho.

O Vale + Educação resulta de um acordo de colaboração firmado pelo Município de São Brás de Alportel, pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação daquele agrupamento.

Os encarregados de educação podem levantar o Vale + Educação no edifício sede da Câmara Municipal, junto do Gabinete de Apoio à Presidência, a partir de 17 de agosto e até 28 de outubro, nos dias úteis das 9h00 às 16h00, mediante apresentação do cartão do cidadão do encarregado de educação e do educando.