Neste Natal diferente, onde é ainda mais exigente a missão da Solidariedade, o Município de São Brás de Alportel em conjunto com os parceiros locais, está a preparar um conjunto de ações para levar a ajuda e a esperança às famílias que mais precisam.

Na passada quinta-feira, reuniu a Plataforma Local de Ajuda Alimentar que coordenada pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia, e que conta com a participação do Núcleo Local da Cáritas, do Núcleo Local do CASA, do Exército de Salvação, do CCD - Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores, da Santa Casa da Misericórdia e do Agrupamento de Escolas.

Entidades que colaboram com o Município, na ajuda a quem mais precisa, para, em conjunto, ser delineado e posto em prática o plano de ações que tem por objetivo fazer com que haja Natal, no lar de todos os são-brasenses.

A já habitual distribuição do Cabaz da Consoada chegará este ano a um maior número de lares e será ainda mais solidário com a economia local.

Na impossibilidade de realizar este ano o tradicional Jantar Solidário, que procura proporcionar às famílias mais vulneráveis, uma noite especial, tendo contado sempre com a ajuda das empresas locais na oferta de todos os alimentos para a sua confeção, o Município e a Freguesia pretendem retribuir a sua generosidade, adquirindo justamente a muitas destas empresas – talhos, doçarias, distribuidores alimentares - os alimentos que compõem o cabaz da consoada.

E para além de alimentos, o cabaz levará este ano também produtos de higiene que são essenciais e nestes tempos de crise tornam-se, por vezes, inacessíveis à carteira de muitas famílias…

Nesta missão, todos podem ajudar a ajudar!

Nessa perspetiva, a Plataforma Local de Ajuda Alimentar lança o apelo à comunidade para colaborar nesta campanha, com a entrega de produtos de higiene e limpeza pessoal ou do lar, no Átrio do Cineteatro, de 2.ª feira a sábado, a partir de dia 3 de dezembro.

E é justamente no Átrio do Cineteatro, que se realizará também uma versão adaptada do Mercadinho Solidário que, não podendo concretizar-se nos seus moldes habituais, trará a este espaço, a cada dia, uma instituição local de cariz social, com sugestões de presentes de natal solidários!

Na semana de 14 de dezembro, passe pelo Cineteatro e poderá aproveitar ainda para visitar uma Exposição de Arte Solidária, patente na Galeria Municipal!

Por mais um ano, em parceria com o Exército de Salvação e com o apoio dos seus parceiros, será uma realidade o projeto solidário «Anjinhos de Natal» que ajuda o Pai Natal de todas as crianças destas famílias, fazendo chegar de forma discreta, aos pais, presentes para todas as crianças, adquiridos em função das suas idades, para que na noite de Natal, todos os meninos possam ter um presente no seu »sapatinho».

Famílias que se encontrem em situação vulnerável em termos sociais ou quem conheçam alguém que possa precisar de ajudar devem contactar os Serviços Sociais do Município instalados no Centro de Apoio à Comunidade, através dos contactos: tel. 289 840 020 ou e-mail: solidariedade@cm-sbras.pt; ou a Junta de Freguesia, na sede ou pelo telefone: 289 842 174.

 

Por: CM SBrás

 

 

sbrás natalsbrás natal