O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Armação de Pera, no dia 18 de julho, apreendeu mais de 4 300 quilos de alfarroba, no concelho de Silves.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda abordaram diversos indivíduos que se encontravam num terreno, na união das freguesias de Algoz e Tunes. No seguimento da ação e após diligências policiais, foram detetados diversos sacos dissimulados em ramos e na vegetação, tendo sido possível apurar-se que continham alfarroba, a qual suspeita-se que tinha sido furtada e dissimulada naquele local. No decorrer da ação a alfarroba foi apreendida como medida cautelar e foi identificado um homem de 58 anos.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Silves.

O furto de alfarroba representa uma preocupação acrescida na região algarvia, causando insegurança aos produtores agrícolas e na população em geral, pelo que a Guarda tem reforçado o policiamento e a fiscalização relativamente à apanha e comércio da alfarroba, com o intuito de dissuadir e reprimir práticas ilícitas.