Esta quinta-feira, 4 de agosto, a Casa do Povo de Alte, uma das mais importantes coletividades do interior do concelho de Loulé, celebra os 50 anos da inauguração da sua sede. Para assinalar a data, o Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte promove um serão dedicado à história desta agremiação, na Casa do Povo de Alte, pelas 21h00.

A organização convida a comunidade, em particular os altenses que estiveram diretamente ligados a este grupo, a participar na tertúlia, numa partilha de memórias onde serão recordados momentos que marcaram a vida da instituição.

Localizada no Largo José C. Vieira, esta sede é um dos espaços culturais e recreativos da freguesia que recebe anualmente inúmeros eventos e iniciativas.

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte é um dos frutos mais visíveis do trabalho da coletividade. Fundado a 4 de outubro de 1938, no ano em que foi lançado o Concurso da Aldeia mais Portuguesa de Portugal, organizado pelo Secretariado de Propaganda Nacional, este Grupo tem sido o defensor da cultura identitária da freguesia de Alte, através da divulgação dos trajos, das músicas, das danças e dos cantares tradicionais.