Nos próximos dias 9 e 10 de agosto, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, acompanhado da Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Selene Martinho, visita as instalações do IPDJ em Faro e diversas associações e clubes que beneficiam de apoios do IPDJ.

A visita deste membro do governo tem como objetivo conhecer de perto a realidade dos serviços, dos/as trabalhadores/as e das entidades apoiadas pelo IPDJ.

 No dia 9 de agosto, terça-feira, pelas 15h30, o governante e a comitiva são recebidos no IPDJ de Faro, pelo Diretor Regional do Algarve, do IPDJ, Custódio Moreno. A primeira linha de resposta às necessidades dos cidadãos está precisamente nos serviços regionais, pelo que um dos pontos altos da visita é o contacto com os técnicos, bem como a visita à Casa de Associações, onde estão alojadas seis associações, ligadas ao Desporto e Associativismo.  Existirá ainda tempo para uma conversa integrada no projeto «Youth Talks».

Segue-se a visita à Pousada de Juventude de Faro, onde o acolhimento é efetuado pelo Presidente da Movijovem, Miguel Perestrelo.

Pelas 18h15, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, visita as instalações do Clube Desportivo Geração de Génios, localizado na Escola Secundaria João de Deus.

Em Tavira, pelas 19h30, João Paulo Correia é recebido na Câmara Municipal de Tavira e, nesta cidade, visita a Pousada de Juventude de Tavira.

Na quarta-feira, dia 10, pelas 10h00, o Secretário de Estado, acompanhado pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, visitam a Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines, uma Associação de Caráter Juvenil, com um relevante trabalho realizado em projetos inclusivos.

 Pelas 12h00, é a vez de Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, receber a comitiva.  A área de empreendedorismo foi a escolhida, e a StartUp Portimão terá a honra de ter o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto na sessão de encerramento da comemoração dos seus cinco anos de atividade.

Pelas 15h00, Vilamoura, será realizada uma visita às instalações da Marina de Vilamoura, orientada pelos dirigentes do Vilamoura Sailing, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, o Presidente da CCDR Algarve José Apolinário e o Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes. Acompanha a visita a Diretora da Marina de Vilamoura, Isolete Correia.

Duas horas após a chegada a Vilamoura, o Secretário de Estado apresenta os cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, seguindo-se as visitas no concelho. Foi promovida a oportunidade do governante conversar com jovens participantes do projeto «Florestas Nossas 3», iniciativa enquadrada no âmbito do Programa do IPDJ Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

É em Olhão, mais precisamente na freguesia de Moncarapacho, que termina o roteiro de dois dias. Às 18h30, e na presença do Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, a comitiva efetua uma visita ao Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense e participa na inauguração da obra de requalificação do Estádio Dr. António João Eusébio.