Gigante sueca de mobiliário e decoração oferece plano de compensações e benefícios focado na natalidade.

Em 2022, o salário mínimo nacional (SMN) subiu dos 665 euros para os 705 euros brutos mensais. E a gigante sueca de mobiliário e decoração Ikea Portugal foi mais longe: o salário de entrada na empresa passou dos 700 para 750 euros brutos mensais, um valor 45 euros superior ao SMN. E os trabalhadores têm ainda direito a subsídio de alimentação, seguro de saúde e outros benefícios.

"Na Ikea continuamos a trabalhar, diariamente, para sermos um empregador de excelência, para assegurarmos o bem-estar dos nossos 2.600 colaboradores e a estabilidade dos seus rendimentos", afirma Cláudio Valente, diretor da área de pessoas e cultura ('people & culture manager') da Ikea Portugal, citado num comunicado. E não só: a empresa nórdica quer, também, promover “um ambiente em que todos se sentem reconhecidos e valorizados, num espaço de trabalho seguro, saudável, inclusivo e igualitário”, referem.

Para a empresa este é mais uma forma de “valorizar o compromisso com as suas pessoas através de uma oferta completa e relevante de compensações e benefícios, da qual o salário faz parte", cita o Dinheiro Vivo.

"Acreditamos que com mais este passo, conjuntamente com outras empresas líderes do setor que já anunciaram movimentos semelhantes, continuamos a valorizar o retalho enquanto setor empregador de referência no país”, disse ainda Claúdio Valente.

Melhorar o poder de compra e políticas de natalidade

É neste sentido que o responsável convida “os decisores públicos a considerar medidas cada vez mais arrojadas para potenciar a melhoria dos níveis de vida e do poder de compra da maioria das famílias portuguesas". Para este ano, o plano de compensações e benefícios da Ikea tem especial foco na parentalidade e reforçou os apoios prestados.

E do quais são os programas com foco na natalidade da Ikea? O montante de "Ajuda de Nascimento", para todos os colaboradores que se tornam pais biológicos ou por adoção, aumenta para 665 euros brutos (um aumento de 48% face ao ano anterior). O programa "Passa mais tempo com o teu bebé" que dá a possibilidade de estender a licença parental (biológica ou por adoção) por mais dois meses, "além do período regular estabelecido pela Segurança Social, aumenta também o seu apoio mensal para 665 euros brutos (um aumento de 84% face ao ano anterior)".

Além disso, "a Ikea continua a disponibilizar o One Ikea Bonus (sistema de bónus anual para todos os colaboradores, associado aos resultados de negócio) e o 'TACK!' - uma contribuição adicional para as reformas de todos os colaboradores elegíveis".

Por: Idealista

*Com Lusa