A 11ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza foi, mais uma vez, um sucesso, destacando-se este ano uma maior afluência de portugueses entre os participantes.

Foram 4 dias repletos com mais de 200 iniciativas dedicadas à Natureza, realizadas em vários pontos de Sagres, desde o centro da vila ao Cabo de São Vicente, passando pelo Forte do Beliche, a Cabranosa e o Monte da Esparregueira.

Apesar do ano atípico que todos vivemos, as atividades decorreram tendo em vista uma nova normalidade, respeitando sempre as normas definidas pela DGS.

Em caminhadas e pontos de observação fixos, este ano foram observadas 122 espécies de aves, entre as quais se destacaram o falaropo-de-bico-grosso, a gaivota-de-sabine, o falcão-da-rainha e o borrelho-ruivo.

No mar foram observadas também várias aves marinhas, baleias-comuns (o 2º maior animal do mundo!) e grupos de várias centenas de golfinhos.

Nesta edição uma das grandes novidades foi o Festival Online, que teve sessões via Internet a decorrer ainda antes do festival ter início.

Estes webinares revelaram-se um sucesso, envolvendo 750 participações de pessoas que puderam viver um pouco do espírito do Festival a partir das suas casas.

Desde os gigantes dos nossos mares ao crime ambiental, passando pelo ciclo “Mulheres a Salvar o Mundo” e pelo canto das aves, muitas destas sessões online irão agora ser disponibilizadas no YouTube, alargando o Festival a ainda mais gente.

Os webinares podem ser (re)vistos brevemente no YouTube em www.youtube.com/channel/UCJLX9wKI8zMoXsp_cTmJYuA e o Festival deste ano pode ser relembrado nas redes sociais em  www.facebook.com/birdwatchingfestivalofsagres e  Instagram www.instagram.com/sagresbirdwatchingfestival.
O Festival é organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.

 

Por: CM Vila do Bispo