Desde a sua fundação em 2006, que o Rotary Clube Almancil Internacional tem trabalhado para apoiar famílias locais muito carenciadas.

O clube considerou também muito importante, incentivar e apoiar os jovens estudantes locais.

Nos anos anteriores à Pandemia, o clube organizou competições de culinária Interescolares bem sucedidas,organizadas pelo Diretor dos Serviços à Comunidade PETER HINZE.

Ainda no campo da juventude  e com o apoio da Comissão Distrital de Intercambio de Jovens-YEP , com o grande empenho e dedicação dos companheiros  Raymond Parfait , da Patrícia Doling e de todos os companheiros que acompanharam nas partidas e nas chegadas  dos estudantes dos campos de férias, o R.C.A.I. organizou intercâmbios de estudantes de curto e longo prazo, enviando alunos para a residência de famílias Rotárias , em diferentes países do mundo.

Estes intercâmbios proporcionaram a estes jovens estudantes para além de ricas aprendizagens nas suas áreas de formação, a possibilidade de conhecer outros países e outras culturas. No final dos intecambios estes jovens acompanhados das suas famílias reuniam-se com o Clube e individualmente comunicavam o que tinha sido as suas experiencias e quanto para nós era gratificante ver o seu crescimento. Porém, estes intercâmbios foram suspensos por razões pandémicas anteriormente referidas.

Durante a presidência da presidente Claire Busbridge foi criado o prémio de melhor aluno da Escola EB 2/3 ,Dr.António Sousa Agostinho , em Almancil. A atribuição deste prémio também esteve suspensa ,mas este ano graças à vacinação de funcionários ,professores e Rotários presentes e ainda às excelentes condições de distanciamento e da conduta de todos , foi possível organizar de novo na passada semana , atribuir o prémio .

Duas estudantes, LUANA GONÇALVES e INÊS FRANCISCO, ambas com 16 anos, foram as premiadas num universo de mais de 600 alunos.

O presidente VOLKER entregou a cada uma um certificado de Mérito Escolar e um prémio monetário de 100€.

O presidente VOLKER disse ainda que foi um prazer enorme ,que o seu primeiro acto como presidente 2021/2022 tenha sido a entrega deste prémio , tendo incentivado a comunidade escolar a trabalhar e a estudar de modo a atingir sempre a excelência, desejando igualmente que esta pandemia termine rapidamente e possamos continuar “ a servir para transformar vidas”.

www.rotaryalmancil.org