Melhorar a gestão do parque automóvel do município de Lagos é o objetivo da alteração ao «Regulamento de Utilização e Cedência de Viaturas Municipais» que a autarquia lacobrigense pretende levar a efeito. O assunto foi levado à última reunião de câmara, que decidiu dar início ao procedimento de alteração.

Esta decisão surge na sequência da adoção de um novo sistema de gestão de frotas e da instalação de dispositivos de GPS em todas as viaturas municipais, para permitir a sua geolocalização, soluções que visam a centralização da gestão, assim como uma melhor planificação, otimização e racionalização dos recursos. Evitar o subaproveitamento das viaturas e o desperdício ou desvio de recursos é o grande objetivo destas ações.

Mas a eficiência da gestão passa também por olhar para a frota e, em concreto, para a média de idades das viaturas e respetivos custos de manutenção. Por isso, em 2021 está planeado dar continuidade ao programa de requalificação e reestruturação da frota municipal iniciado em 2018, o qual tem como prioridade a renovação da frota de viaturas dedicada à higiene urbana. No ano passado foram adquiridas três novas viaturas e este ano serão mais duas, uma para recolha de resíduos e outra destinada a trabalhos de lavagem, limpeza e aspiração de pontos de recolha bem como de espaços urbanos.

A frota automóvel municipal é constituída por ciclomotores, veículos ligeiros (de passageiros, mercadorias e mistos) e veículos pesados (de passageiros, mercadorias e especiais). Para além da utilização pelos serviços e trabalhadores municipais, no âmbito das funções e competências que lhes estão atribuídas, algumas viaturas são também cedidas a entidades externas como instituições de utilidade pública, associações culturais, desportivas, recreativas, humanitárias e de assistência, outras entidades sem fins lucrativos, estabelecimentos de ensino e juntas de freguesia. Um apoio que faz a diferença na realização das atividades programadas pelas referidas entidades. Só aos clubes desportivos do concelho, a Câmara Municipal de Lagos aprovou, na presente época desportiva, a cedência de transportes numa grandeza de 141,9 mil quilómetros, os necessários para que as equipas e atletas possam fazer as suas deslocações e participar nas competições oficiais das respetivas modalidades.

 

Por: CM Lagos