A região sul de Portugal continental registou no final de abril um aumento da área e da intensidade da seca meteorológica, com o Algarve em situação de seca moderada, segundo o último boletim climatológico do IPMA.

No final de abril, 74,5% de Portugal continental estava em situação de seca normal, 11,9% em seca fraca, 7,6% em seca moderada e 5,8% em chuva fraca, de acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI) disponível hoje na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

No final de março, 81,3% de Portugal continental estava em situação de seca normal, 18,1% em seca fraca e 0,6% em chuva fraca.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico indica que o mês de abril classificou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e normal quanto à precipitação.

De acordo com os dados do relatório, o valor médio de temperatura média do ar (15,01 graus Celsius) foi superior ao valor normal 1971-2000.

O valor médio de temperatura mínima do ar (9,76 graus) foi o 10.º mais alto desde 1931 (mais alto em 1945: 11,18 graus).

Quanto ao valor médio da temperatura máxima do ar (20,25 graus), também foi superior ao valor normal e o 5.º mais alto desde 2000 (mais alto em 2017: 23,27 graus).

Segundo o boletim, durante o mês de abril verificaram-se valores médios diários de temperatura do ar (mínima, média e máxima) quase sempre superiores ao valor médio mensal.

O menor valor da temperatura mínima foi registado no dia 17 em Lamas de Mouro, Viana do Castelo (-1,4 graus) e o maior valor em Alvega, em Santarém, no dia 06 (29,1 graus).

No que diz respeito à precipitação, o relatório do IPMA aponta para um valor médio da quantidade de precipitação em abril de 82,5 milímetros, muito próximo do valor normal.

Contudo, nas regiões do Norte e Centro os valores de precipitação foram superiores ao normal e no Sul foram inferiores; em particular, no Algarve onde a percentagem de precipitação foi inferior a 50% do valor médio.

O IPMA destaca ainda que durante o mês de abril registou-se a ocorrência de aguaceiros, por vezes, de granizo e acompanhados de trovoada por todo o território, sendo localmente fortes nos períodos 08-10, 13-16 e 23-28, este último período foi devido à depressão Lola.