No passado sábado, 01 de Agosto, foi um dia de sorte para os Monchiquenses, e para todos os que circulam na Estrada Nacional 266, estrada Monchique/Portimão.

Por volta das 19:00, um galho de eucalipto de algumas centenas de quilos, partiu-se e caiu sobre a faixa de rodagem.

É normal, que galhos de árvores de grande porte, com largas dezenas de anos se partam.

O que não é normal, é o total desprezo e leviandade, com que o Estado Central, através das Infraestruturas de Portugal, S.A. têm para com os utilizadores da Estrada Nacional 266. Qualquer utilizador da EN 266, constata que a mesma tem várias deficiências ao nível do piso, sinalização, entre outras, bem como que existem várias árvores de grande porte, centenárias, com galhos com centenas de quilos, sobre as faixas de rodagem, que quer pelo peso, quer pela idade, é natural que se partam.

Será que não há ninguém responsável nas Infraestruturas de Portugal, S.A. que ainda não tenha constado esta evidência?

Se não há, é grave!

E demonstra a falta de investimento que o Estado Central tem feito ao nível dos Recursos Humanos e meios técnicos dos Institutos Públicos.

Caso contrário, pode configurar um crime negligência, por falta de zelo, por parte de quem dirige as Infraestrururas de Portugal, S.A., por não ter atempadamente corrigido estas situações, e colocar em risco, bens materiais, mas sobretudo Vidas Humanas.

Estas árvores de grande porte, que se encontram ao longo da EN 266, estão na sua maioria dentro da faixa de 10 metros de gestão de combustível.

Não é obrigação das IP, S.A. tomar as devidas previdências no sentido de evitar estas situações e outras?

Por: PSD Monchique