Há cerca de 10 meses atrás o Vereador do PSD de São Brás de Alportel, Bruno Sousa Costa, votou contra a ALTERAÇÃO DOS CONTRATOS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO E PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO NO ÂMBITO DO PLANO MUNICIPAL DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO 2020 QUE REDUZIU EM CERCA DE 25% O APOIO MONETÁRIO ÀS ASSOCIAÇÕES.

Depois de, em fevereiro de 2020, o município de São Brás de Alportel ter reforçado o apoio às associações locais para 2020 com uma verba na ordem dos 440 mil euros, mais 22% do que em relação a 2019, em maio, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel reduziu esse apoio em cerca de 25% à maioria das Associações.

Defendeu então o PSD/SBA que não se entendia o corte dos apoios de um protocolo assinado 3 meses antes e num período de dificuldades, de quebra das receitas proveniente da suspensão das atividades, quando a maior parte das despesas é fixa, e teriam sido assumidas a contar com o valor do apoio da câmara municipal para cumprir com o seu pagamento.

De nada serviram os alertas das associações, o voto contra do PSD/SBA ou a indignação da sociedade são-brasense em geral.

A posição autoritária do Executivo Socialista da Câmara Municipal de São Brás de Alportel revelou uma falta de sensibilidade perante as dificuldades das associações, mas também demonstrou uma grande falta transparência e de comunicação com as associações que mereciam e merecem o maior respeito da autarquia.

Quando a maioria dos municípios do país reforçou os apoios ao associativismo local face ao agravar das dificuldades derivadas do surto pandémico da COVID-19, a CMSBA avançou, inexplicavelmente, em sentido contrário reduzindo esses apoios.

Em plena crise pandémica foram as nobres e distintas associações e coletividades do concelho que “financiaram” o Município, quando deveria ser precisamente o contrário.

Agora, dez meses depois, a 18 de fevereiro de 2021, vem a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, mais uma vez, dar razão ao PSD/SBA. Infelizmente algo já habitual, mas não é por isso que deixaremos de o denunciar.

Apresentou agora a autarquia reforçar na totalidade os apoios às associações, exatamente o mesmo que retirou há dez meses atrás e ainda atribuir um “Apoio Extraordinário COVID-19” como o PSD/SBA sugeriu. Por tacticismo político, eleitoralismo ou apenas por incapacidade de ouvir, o Partido Socialista finalmente deu razão ao voto contra do PSD/SBA e apresentou uma proposta para repor os apoios que tinha retirado.

Ainda bem que o fez, a bem das associações e do excelente trabalho que desenvolvem em prol da sociedade são-brasense, muito mal que tenha demorado 10 meses para reconhecer esta injustiça, cá estará o PSD de São Brás de Alportel para continuamente defender quem mais precisa.

 

 São Brás de Alportel, 25 de fevereiro de 2021,

A Comissão Política do PSD de São Brás de Alportel.