Já arrancou na Cruz da Parteira o inovador projeto «PorTiArtista» que vai dar voz às crianças e jovens deste bairro camarário e que surgiu da necessidade sentida em apostar nas suas aptidões e potencialidades musicais, criando condições para que este grupo socialmente desfavorecido possa alimentar os seus sonhos artísticos, ao mesmo tempo que previne comportamentos desviantes e estimula a participação cívica.

O projeto consiste na criação de um estúdio multimédia em espaço existente no Centro Comunitário da Cruz da Parteira e tem por principal objetivo encaminhar os pequenos destinatários para um espaço onde a criatividade poderá ser explorada e acompanhada, pelo fomento da escrita, da construção de conteúdos e do desenvolvimento de produções musicais e coreografias, em simultâneo com a redução das vulnerabilidades sociais existentes, a prevenção da delinquência juvenil do público-alvo e o estímulo à sua saúde mental e física.

O estúdio multimédia, neste momento em processo de instalação numa sala existente no Centro Comunitário, estará dotado de equipamentos informáticos, de produção de som e de imagem de vídeo e vai ter software apropriado para a produção de conteúdos, estando prevista a aprendizagem e ensino das ferramentas a utilizar pelos jovens, com introdução a tecnologias de informação e de comunicação.

Serão também dinamizados workshops para promoção das técnicas de dança e de expressão corporal, de modo a proporcionar conhecimentos especializados no âmbito da representação artística.

O projeto, que pretende ser uma mais-valia para os moradores, culminará com a criação de um hino para o Bairro da Cruz da Parteira e respetivo videoclip, num processo que visa envolver a comunidade e demonstrar como coabitam as várias culturas aí residentes, através da divulgação do seu contexto de vida e pela desmitificação de estereótipos.

Uma das primeiras atividades deste projeto foi a gravação de um vídeo criado pelas crianças e jovens da Cruz da Parteira com um tema de incentivo a Edmundo Inácio e João Leote, dois artistas portimonenses finalistas no concurso " The Voice Portugal", a transmitir pela RTP na noite de 6 de fevereiro e cujas votações estão a decorrer. O vídeo pode ser visto através da seguinte ligação: https://youtu.be/DGdIa6ntAMo

 

Programa governamental Bairros Saudáveis

 

O “PorTiArtista” integra um grupo de três projetos aprovados para Portimão, de um total de 246 que arrancaram em dezembro passado por todo o país, no âmbito do programa governamental Bairros Saudáveis.

A entidade promotora do projeto é a Associação Dança Mais, em parceria com o Município de Portimão, integrando-se esta iniciativa nos eixos de intervenção social e da saúde no Bairro da Cruz da Parteira.

O projeto terá a duração de um ano e caberá ao Município de Portimão a cedência do espaço físico e a respetiva dinamização do “PorTiArtista”, através da equipa técnica do projeto camarário (Re)Viver o Meu Bairro, que acompanha diariamente a população a residir no Bairro da Cruz da Parteira.

De natureza participativa, o programa governamental Bairros Saudáveis (https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/) preconiza a melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis, na forma do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas.

 

Convivência multicultural

 

Construído em 1998, no âmbito de um programa de realojamento municipal, coexistem no Bairro da Cruz da Parteira várias culturas, nomeadamente a africana, com especial predominância da cabo-verdiana, bem como a cigana de origem portuguesa, vivendo aí atualmente cerca de 430 indivíduos, distribuídos por 120 fogos, com regime de arrendamento apoiado.

Para além do “PorTiArtista”, também foram aprovados para o mesmo espaço mais dois projetos, um dos quais intitula-se “Bairro Con(s)ciência” e tem como entidade promotora a Associação para o Planeamento da Família – Algarve, com o propósito de melhorar a qualidade de vida das crianças, jovens e famílias da Cruz da Parteira.

O outro projeto, chamado “No Coração do Bairro”, é promovido pela APPDA- Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, procurando informar, orientar e apoiar as crianças com necessidades especiais e suas famílias, em simultâneo com a promoção e o desenvolvimento de competências necessárias à resolução dos seus próprios problemas, além de sensibilizar os outros moradores para a mudança de atitude, compreensão e aceitação, em prol da integração escolar e social de todos.