Na sua última reunião, a Comissão Diretiva do Programa Operacional do ALGARVE – CRESC ALGARVE 2020 aprovou duas candidaturas apresentadas pela Associação para o Desenvolvimento do Centro de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC), um investimento diferenciador e qualificante da Região no montante global de 8,8 Milhões de Euros.

Os dois projetos integram-se no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE), fazendo parte das redes portuguesas de centros académicos clínicos (PtCAC) e de infraestruturas de investigação clínica avançada (PtCRIN), assegurando a transferência de serviços de instituições de caráter nacional da área da saúde, como o Instituto Português do Sangue e Transplantação e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, para o Algarve.

O projeto de maior dimensão, apresentado em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE (CHUA) e denominado PtCAC CRE-ABC, integra a Rede Nacional de Centros Académicos Clínicos e visa a edificação do Centro de Investigação de Excelência do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, o qual ambiciona potenciar a cooperação de um conjunto de valências multidisciplinares com elevado impacto na produção científica. O objetivo é capacitar a infraestrutura com tecnologia de ponta, que permitam aos investigadores e médicos, desenvolver colaborações e novos conhecimentos clínicos.

Concretizando uma parceria inovadora com o Município de Loulé, a candidatura do ABC engloba a criação de seis unidades multidisciplinares:

Banco de Soro – Seroteca;

Banco Público de Células do Cordão Umbilical;

BioBanco;

Centro de Investigação Entomológica;

Unidade de Investigação Avançada em Tomografia Computadorizada; e,

Laboratório de Genética Clínica.

Em termos globais, o investimento previsto está orçado em 5,4 Milhões de Euros, comparticipado a 70% pelos fundos europeus.

Pela sua parte, o projeto do Centro de Investigação Clínica Avançada e gestão de ensaios clínicos do Algarve (PtCRIN - CIC Algarve) visa desenvolver, de forma integrada e multidisciplinar, um conjunto de infraestruturas e recursos vocacionados para promover a cooperação nacional e internacional em investigação clínica, bem como aumentar a qualidade da pesquisa e inovação terapêutica para o benefício dos pacientes, cidadãos e sistemas de saúde. Pretende-se uma atuação multidisciplinar com enfoque nas áreas das neurociências, oncologia e cardiovascular.

O PtCRIN - CIC Algarve apresenta como elemento diferenciador e inovador a complementaridade da investigação com a prática clínica, o qual irá proporcionar aos investigadores o acesso, na mesma infraestrutura, ao Centro de Cirurgia Experimental, permitindo testar e desenvolver projetos de investigação de natureza clínica, designadamente na área cirúrgica e dos cuidados intensivos. O valor global do investimento previsto é da ordem do 3,4 milhões de Euros, comparticipado a 70% pelos fundos europeus, geridos pelo Programa Operacional do Algarve, totalizando cerca de 6,2 Milhões de Euros de incentivos, provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Ambos os projetos estão fortemente alinhados com a Estratégia Regional de Inovação e Investigação para a Especialização do Algarve (RIS 3 Algarve), nomeadamente no domínio de especialização da Saúde e Bem-Estar, tendo sido considerados como um “investimento enquadrado nas linhas de ação, nas atividades prioritárias e que responde às debilidades setoriais”.

O ABC - Algarve Biomedical Center é uma parceria entre o CHUA e a Universidade do Algarve (UALG) que tem como principal missão criar, transmitir e difundir uma cultura de investigação e desenvolvimento, contribuindo para formar profissionais altamente qualificados e diferenciados.

 

Consulte AQUI estes e outros projetos aprovados, no âmbito do Programa Operacional do Algarve, com o apoio dos fundos da União Europeia.

 

CCDR Algarve / DIPC – Gabinete de Comunicação