Decorreu em clima de festa na manhã da passada quarta-feira, 30 de junho, o encerramento do Programa Exercício e Saúde, juntando seis dezenas de participantes no Pavilhão Desportivo da Boavista,

na mesma data em que também terminaram as atividades das classes desportivas de Portimão, que ao longo do ano tiveram lugar em diversos equipamentos municipais.

Foi desta forma assinalado o fim da época 2020/2021 das atividades desportivas informais promovidas pelo Município de Portimão, durante a qual os utentes experimentaram novas modalidades, estando marcada para setembro próximo a reabertura das inscrições para os utentes do Programa Exercício e Saúde, já com duas décadas de existência, e que neste último ano contou com 140 inscritos, maioritariamente do sexo feminino, funcionando em seis classes.

Com duas aulas por semana, foi dinamizado pelos professores de Educação Física Nuno Alvo, Mariana Rodrigues e Francisco Nunes, a uma média mensal de participação entre os 70 e os 80 participantes, sendo desejável que na próxima época se verifique um acentuado crescimento no número de inscritos do sexo masculino, até agora com escassa representatividade neste projeto municipal.

Em tempos de pandemia, devido à Covid-19, as aulas decorreram em regime online e presencial, mantendo apesar de tudo o objetivo de acompanhar todos os utentes e sensibilizá-los para a importância de uma prática saudável e regular da atividade física.

No que toca às classes municipais, que também regressarão em setembro, o programa Portimão Gym contou com cerca de 180 inscritos, a uma cadência de duas a três aulas por semana, e proporcionou as disciplinas de mind & body (professora Ana Penteado), yoga (prof. Marlene Bernardino), pilates (prof. Sofia Leitão), zumba (prof. Nádia Pires), fit power e localizada (prof. Rita Ramos) e fitpower/localizada e popdance (prof. Liliana Recatia). As aulas foram online e presenciais, sempre que a pandemia o permitiu, registando-se uma media mensal de participação na ordem dos 60 utentes.

Já a Escola Municipal de Dança possibilitou aos alunos frequentarem ballet elementar e avançado ou dança contemporânea, verificando-se 30 alunos inscritos. As aulas, online e presenciais, realizaram-se duas vezes por semana e foram lecionadas pela professora Nilsen Jorge, que teve a seu cargo uma média de participação superior aos 15 utentes.

Merece destaque o facto de, quer através do Programa Exercício e Saúde, quer pelas classes desportivas municipais, as pessoas de todas as idades terem beneficiado neste último ano da oportunidade de praticar atividade física de forma contínua, mesmo condicionados pelas limitações que a Covid-19 impôs.

 

Por: CM Portimão