Na sequência do projeto TransforMAR, que está a decorrer nas praias portuguesas, de norte a sul do país, até ao final do Verão, foi instalada, junto à área desportiva da Praia da Rocha, uma escultura criada pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos.

Feita exclusivamente com plástico e resíduos recolhidos ao longo da costa portuguesa pela Brigada do Mar, bem como redes de pesca perdidas no oceano e recolhidas pela Marinha Portuguesa, esta escultura de grande dimensão, representando uma tartaruga,  pretende alertar e consciencializar a população para a poluição das praias e oceanos – segundo  o Parlamento Europeu, na União Europeia, mais de 80% do lixo encontrado nas praias é plástico, na sua maioria de utilização única.

 

Sobre o projeto TransforMAR

Com presença de norte a sul do país nos últimos quatro anos, tendo já recolhido mais de 110 toneladas de plástico, o projeto TransforMAR é promovido pelo Lidl Portugal e Electrão, em parceria com a Brigada do Mar, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Marinha e Quercus.

Este ano, o TransforMAR está em 20 praias de norte a sul do país, com a implementação de depósitos próprios para recolha e reciclagem de plástico e metal, evitando que estes terminem nos oceanos. Além das 20 praias, foram identificadas zonas de elevado risco de contaminação dos oceanos, em que o projeto já está a atuar, através de ações de limpeza na costa portuguesa, com o apoio da Brigada do Mar pelo 3º ano consecutivo, exponenciando o seu alcance. Adicionalmente, nesta edição do projeto, a Marinha irá, em conjunto com a Polícia Marítima, realizar uma ação de limpeza e recolha de rede de pesca em alto mar – uma problemática global que destrói os habitats, espécies marinhas e ameaça também a saúde humana.

Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares  do  projeto, todo o plástico recolhido terá uma nova vida, à semelhança dos anos anteriores. Nesta 5ª edição, o plástico e resíduos recolhidos, passíveis de serem reciclados, serão transformados em têxteis fabricados em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado.  E o plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, serão também eles reaproveitados, através da criação de esculturas localizadas no Norte (Matosinhos), Centro (Nazaré) e Sul (Portimão) do país, procurando alertar a população portuguesa para esta temática além praia.