Na 42.ª edição da FITUR, Portugal vai contar com um stand de 682 metros quadrados, que foi “concebido para proporcionar um grande impacto visual no espaço da feira” e que coloca em destaque as sete regiões turísticas do país.

A 42.ª edição da FITUR, a feira de turismo de Madrid, Espanha, que decorre entre 19 e 23 de janeiro, vai voltar a contar com uma forte participação portuguesa, na qual está previstas a presença do Turismo de Portugal, 52 empresas e das sete regiões turísticas do país, informou o organismo público em comunicado.

“Em 2022, num visível esforço coletivo de retoma, a participação nacional é consideravelmente mais expressiva em número de empresas do que no ano anterior, contando com a participação de 52 empresas, as 7 regiões turísticas e o Turismo de Portugal”, lê-se no comunicado divulgado esta segunda-feira, 17 de janeiro.

Na FITUR, Portugal vai contar com um stand de 682 metros quadrados, que foi “concebido para proporcionar um grande impacto visual no espaço da feira, com destaque para os sete sóis que iluminam a cúpula do stand, numa alegoria às sete regiões, e um elemento decorativo que simula as ondas do oceano e que abraça as empresas portuguesas presentes”.

Ao longo da feira, o Turismo de Portugal tem prevista a apresentação de projetos, a exemplo da iniciativa “Viagem a Portugal Revisited” que, no âmbito das comemorações do Centenário de Saramago e com a curadoria do escritor José Luís Peixoto, “propõe a revisitação aos itinerários da obra do autor e convida escritores contemporâneos a inspirarem-se nesses locais”.

“Nessa mesma ocasião será também revelado o nome do escritor espanhol que participa no projeto. “Viagem a Portugal Revisited” resulta da parceria entre o Turismo de Portugal e a Fundação José Saramago e será uma das âncoras de promoção do Turismo Literário em 2022″, acrescenta o Turismo de Portugal.

Presentes na FITUR vão estar também Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, onde vão manter encontros “com as empresas e o trade e manterão contacto com os principais players do mercado”.

“A presença do Turismo de Portugal na 42.ª edição da FITUR tem como principal objetivo reativar os fluxos turísticos espanhóis e colmatar a quebra de turismo provocada pela crise pandémica”, explica Rita Marques, sublinhando que o mercado espanhol é “uma das grandes apostas em 2022″ e que “a relação de proximidade com a Espanha é claramente uma oportunidade”.

De acordo com o Turismo de Portugal, “apesar do contexto pandémico e da redução dos níveis da procura internacional, em 2020 Espanha posicionou-se como o 1.º mercado turístico para Portugal aferido pelo indicador hóspedes, com registo de 763,4 mil hóspedes que geraram 1.686 mil dormidas”, numa tendência que se manteve também em 2021.

Durante a FITUR, a secretária de Estado do Turismo vai ainda ser distinguida com a Medalha da Internacionalização, durante a XXV Conferência Iberoamericana de Ministros e Empresários do Turismo (CIMET), que se realiza na véspera da FITUR, no Auditório do IFEMA Madrid, aproveitando presença na FITUR e dada a estreita ligação ao mercado espanhol e, por conseguinte, aos mercados da América Latina, onde Portugal tem vindo a desenvolver um “trabalho relevante”.

 

Por: Publituris