Após dois anos de pandemia, alunos da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) voltaram a visitar o Porto de Sines, dia 6 de maio, com o objetivo de conhecer o funcionamento do maior porto nacional em carga movimentada.

​Na sessão em auditório, os visitantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer posicionamento global de Sines no contexto internacional, assim como os desenvolvimentos em inovação que estão a ser realizados no âmbito da transição digital e transição “verde”. Representantes dos concessionários do Terminal de Granéis Líquidos e do Terminal de Gás Natural apresentaram também o funcionamento das respetivas instalações portuárias, enquanto a MSC Portugal aprofundou algumas das funções operacionais realizadas em Sines.

Os alunos puderam ainda visitar todos os terminais do Porto de Sines, o Centro de Controlo de Tráfego e de ver o funcionamento de lanchas de pilotagem e de rebocadores da Reboport e da MedTugs. No Terminal XXI conheceram ainda a dinâmica operacional do planeamento das operações.

A ENIDH é uma instituição que forma técnicos com aptidões e skills direcionados para as empresas do setor marítimo-portuário, com a qual a APS colabora continuamente para reforçar as competências destes futuros profissionais.