O Portimonense regressou ontem às vitórias na I Liga portuguesa de futebol, ao bater em casa o Belenenses SAD por 1-0, na 14.ª jornada, com Dener a assinar o golo solitário no primeiro período.

O médio brasileiro assinou, aos 17 minutos, o único tento de uma partida em que os ‘azuis’ terminaram com 10 jogadores por expulsão de Henrique, aos 67, por acumulação de cartões amarelos.

O Portimonense, com os reforços de inverno Ewerton e Bruno Moreira no ‘onze’, entrou melhor, mais dominante, obrigando a formação de Lisboa a recuar para o seu meio terreno, conseguindo, logo aos três minutos, a primeira situação de perigo, com Bruno Moreira, na área, a rematar por cima da baliza de Kritciuk.

O futebol ofensivo, naquele que foi o melhor período dos algarvios, resultou no único golo do jogo, num lance iniciado num pontapé de canto, com Wylian a assistir Dener, que, na área e sem marcação, teve tempo para dominar de peito e rematar sem hipótese de defesa para o guarda-redes dos ‘azuis’.

A formação de Petit acusou o golo e deixou que os algarvios acentuassem o domínio e construíssem várias oportunidades para dilatar o marcador.

Bruno Moreira, na estreia como titular, foi quem mais oportunidades teve para aumentar a vantagem, com destaque para um remate ao poste antes do intervalo, período que se atingiu sem que o Belenenses SAD tivesse efetuado qualquer remate enquadrado com a baliza de Ricardo.

No segundo tempo, o jogo foi completamente diferente, com o Belenenses SAD a regressar do descanso com maior agressividade e a mostrar que estava disposto a discutir o resultado, com lances de perigo e possibilidade de igualar aos 59 e 63 minutos, com Ricardo a opor-se e a travar os remates de Miguel Cardoso.

Aos 67 minutos, os forasteiros ficaram reduzidos a 10 unidades, por expulsão de Henrique, por acumulação de amarelos e a receção dos algarvios chegou aos 71, num remate de Luqinha, detido facilmente pelo guarda-redes Kritciuk.

O lance despertou os comandados de Petit, que tiveram a sua melhor oportunidade aos 76 minutos, atrás de um remate de fora da área de Afonso Sousa, neto de António e filho de Ricardo, que levou a bola a embater no poste do desamparado guarda-redes local.

Nos últimos 10 minutos, Aylton Boa Morte, por duas vezes (80 e 86), teve oportunidade de contribuir para um resultado mais dilatado dos algarvios, mas o avançado foi incapaz de bater o guarda-redes dos ‘azuis’.

Com este resultado, o Portimonense ascendeu ao 12.º lugar da I Liga portuguesa de futebol, com 14 pontos, dois pontos acima do Belenenses SAD, que caiu para o 17.º lugar.

 

Por: Lusa