Este ano, a Câmara de Portimão vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de março, desenvolvendo iniciativas no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Género (2017-2021), que visa consciencializar a comunidade local para as questões consagradas por esta temática.

Nesse sentido, foi endereçado um inovador convite à população, ao movimento associativo e aos recursos humanos autárquicos, estimulando uma reflexão sobre o significado de celebrar o Dia da Mulher.

O objetivo da iniciativa é perceber o que significa ser mulher nos dias de hoje, sendo veiculados os testemunhos e opiniões de todos os intervenientes sobre a reflexão proposta, através de pequenos vídeos. Outra das ações desafiará as crianças e os jovens, no âmbito do projeto Reviver o meu Bairro, a representarem através de registos fotográficos, as suas ideias sobre o que é ser mulher.

Todos esses contributos serão partilhados na página oficial de Facebook do Município de Portimão (www.facebook.com/portimaomunicipio), transmitindo a mensagem da importância de fomentar novas atitudes e comportamentos no que respeita à igualdade e à não discriminação.

Por sua vez, o Facebook da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (www.facebook.com/BMMTGPortimao) apresentará, entre as 10h00 e as 21h00 do dia 8 de março, histórias de 15 personagens femininos em destaque na literatura mundial. Detentoras de personalidades que desafiaram o status quo da época em que os seus criadores as situaram, foram-lhes incutidas mentes criativas e geniais, muito à frente de seu tempo.

A lista proposta é a seguinte: Julieta Capuleto (“Romeu e Julieta”, de William Shakespeare); Anna Karenina (“Anna Karenina”, Leon Tolstói); Clarissa Dalloway (“Mrs. Dalloway”, Virginia Woolf); Lolita (“Lolita”, Vladimir Nabokov); Blimunda (“Memorial do Convento”, José Saramago); Capitu (“Dom Casmurro”, Machado de Assis); Elizabeth Bennett (“Orgulho e Preconceito”, Jane Austen); Iracema (“Iracema”, José de Alencar); Alice (“Alice no País das Maravilhas”, Lewis Carroll); Emília (“Sítio do Pica-pau Amarelo”, Monteiro Lobato); Catherine Earnshaw (“O Monte dos Vendavais”, Emily Brontë); Gabriela da Silva (“Gabriela, Cravo e Canela”, Jorge Amado); Dorothy Gale (“O Feiticeiro de Oz”, L. Frank Baum); Úrsula Iguarán (“Cem Anos de Solidão”, Gabriel García Márquez); e Macabéa (“A Hora da Estrela”, Clarice Lispector).

A área do desporto da autarquia também participa na efeméride, partilhando dois vídeos que convidam à atividade física, particularmente dirigida às mulheres. As interessadas poderão acompanhar às 9h30 e às 18h30 os exercícios propostos, através do Facebook do Desporto - www.facebook.com/cidadeeuropeiadodesporto2019.

 

As mulheres e a liderança

Em 2021, a ONU – Organização das Nações Unidas definiu para 8 de março o tema “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual num mundo de Covid-19″, celebrando os enormes esforços de mulheres e jovens de todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e na recuperação da pandemia.

Esta temática está alinhada com o objetivo prioritário da 65ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, que preconiza a sua participação plena e efetiva, bem como a tomada de decisões, na vida pública.

São igualmente defendidas a eliminação da violência, o alcance da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e jovens. Remuneração igual, divisão igualitária de trabalho doméstico e de cuidados não remunerados constituem outros desígnios, assim como o fim de todas as formas de violência contra mulheres e jovens e a criação de serviços de saúde que atendam às suas necessidades.

 

Por: CM Portimão