O reitor da Universidade do Algarve (UAlg), Paulo Águas, foi hoje reeleito para um segundo mandato de quatro anos à frente da instituição, assumindo como uma das suas prioridades o aumento do alojamento para estudantes.

Paulo Águas obteve 20 votos dos elementos do Conselho Geral, contra dois da sua única concorrente ao cargo, Maria Teresa Muniz, professora ligada à Universidade Federal de Pernambuco, no Brasil, tendo ainda sido registados sete votos em branco.

Em declarações à Lusa, o reitor, que vai tomar posse em 15 de dezembro, por ocasião do dia da Universidade do Algarve, mostrou-se satisfeito com a reeleição e com o facto de o Conselho Geral ter entendido que reunia as condições para continuar a “servir a instituição”.

Questionado sobre as prioridades para o seu segundo mandato, Paulo Águas respondeu esperar que, “daqui a quatro anos, a instituição tenha mais alojamento para estudantes”, porque esta resposta “é muito importante para que o ensino superior se torne ainda mais acessível” aos “jovens e às famílias”, considerou.

“Tenho também fortes expectativas para - e iremos trabalhar nesse sentido -, o reequipamento de espaços laboratoriais, através de financiamentos que julgo que conseguiremos obter através do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e do PO [Programa Operacional] Regional” do Algarve, referiu.

Outro dos objetivos que se propõe alcançar no próximo mandato tem a ver com melhorias nas instalações da universidade em Portimão.

“Gostaríamos que a situação em Portimão também se alterasse, porque as nossas instalações podem melhorar significativamente de modo a termos algum crescimento de estudantes”, disse.

O reitor frisou ainda que trabalhará “para a progressão das carreiras dos professores e uma maior modernização dos serviços”.

Paulo Águas escusou-se a comentar a ampla maioria de votos com que venceu as eleições à primeira volta, por considerar que deve ter o “máximo de respeito” pela outra candidata.

“Eu penso que o que terá pesado é um maior conhecimento da instituição”, afirmou, após ter sido escolhido para dirigir a universidade até 2025 pelo Conselho Geral, órgão presidido pela médica e antiga ministra da Saúde Ana Jorge.

Sobre a constituição da sua equipa na reitoria da UAlg, Paulo Águas disse que vai “começar agora a trabalhar” na sua composição.

“A eleição é um cargo uninominal, mas há princípios que se mantêm em termos de presença de professores de diferentes unidades orgânicas, do subsistema universitário e do subsistema politécnico. Questões de género também estarão presentes, e será uma equipa de pôr as mãos na massa, com pessoas muito operacionais”, sublinhou.

O reitor da UAlg estimou ter até final do mês a equipa constituída, “porque a tomada de posse será a 15 de dezembro, coincidindo com o dia da Universidade”, desvelou.

Paulo Águas foi eleito para um primeiro mandato em 2017 e, nesta eleição teve como rival a brasileira Maria Teresa Munis.

Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Paulo Águas conta com um mestrado em Gestão e pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

O reitor da UAlg tem um doutoramento em Gestão, especialidade em Marketing, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa.

Foi professor coordenador na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da UAlg até ser eleito como reitor.

Maria Teresa Muniz é licenciada em Farmácia pela Universidade de Pernambuco, na qual é docente e investigadora, e tem um mestrado em Fisiologia pela mesma instituição.

Possui ainda um doutoramento em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo, estando o seu trabalho ligado à medicina e genética humana.