A Praça dos Pescadores recebe na próxima sexta-feira, dia 29, o Concerto de Verão da Orquestra Ligeira do Exército Português. Presentes vão estar o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo e o Chefe do Estado-Maior do Exército, Nunes da Fonseca.

Em género de Big Band, é composta por cinco saxofones (flauta, clarinete), quatro trompetes (fliscorne), quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e quatro vocalistas. Prometem tornar a noite inesquecível. “Amor a Portugal” não vai faltar.

 

Um concerto inesquecível, é o que promete a Orquestra Ligeira do Exército (OLE), que pela primeira vez vai atuar na Praça dos Pescadores em Albufeira. Trata-se de um espetáculo que alia a boa disposição a uma técnica musical irrepreensível. O Concerto de Verão 2022 vai ter lugar no próximo dia 29, sexta-feira, na Praça dos Pescadores, às 21h30 e promete ser um dos pontos altos da programação do verão deste ano.

Este espetáculo é destinado ao público em geral, enquadrando-se no esforço que o Exército tem vindo a desenvolver no sentido de reforçar a relação de proximidade da Instituição Militar com a Sociedade, tendo igualmente uma dimensão institucional, consubstanciada nas presenças do Presidente da Câmara Municipal que acolhe o evento e do Chefe do Estado-Maior do Exército.

A Orquestra Ligeira do Exército (OLE), criada em 1979, é dirigida pelo Sargento-Chefe Cândido Ameixa. A sua estrutura, em género de Big Band, é composta por cinco saxofones (flauta, clarinete), quatro trompetes (fliscorne), quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e quatro vocalistas.

Executando composições de música ligeira, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade civil, contribuindo para a afirmação e valorização do nosso património cultural.

Ao longo dos anos tem-se apresentado assiduamente nas mais prestigiadas salas de espetáculos do País e com os mais variados artistas e convidados do panorama musical nacional e internacional. O seu currículo não se resume às fronteiras nacionais, tendo já efetuado múltiplos concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às Comunidades Portuguesas e Forças Nacionais Destacadas.

Vários compositores, orquestradores e arranjadores têm tido ao longo dos anos uma relação estreita com a OLE, agraciando-a com temas originais e exclusivos, que não raras vezes dão origem a arranjos e orquestrações executadas por inúmeros agrupamentos musicais portugueses.

Temas como “Let’s Groove”, “Bang, Bang”, “I’ve got you under my skin” e “Jump” vão soar na Praça, a par de tributos a Carlos do Carmo, aos Queen e a Aretha Franklin. Vai ser possível também ouvir temas de Bruno Mars, Wind Machine, In the Mood, Heróis do Mar e, naturalmente, alguns dos melhores fados da história da música portuguesa. As vozes serão dos já consagrados Alice Costa, João de Campos, Lina Rodrigues e Renata Marinho. Para o final está reservada uma surpresa, que vai por todos os presentes em grande animação.