A Biblioteca Municipal de Castro Marim avança, em outubro, com um novo projeto chamado «Oficina D Artes», que pretende proporcionar aos jovens, entre os 14 e os 18 anos, o contacto com diferentes manifestações artísticas, nomeadamente pintura, escultura, modelagem e registo a carvão (grafites).

Esta oficina pretende essencialmente incentivar o gosto pela arte e avivar o sentido estético e criativo, através de um diversificado leque de experiências e técnicas, lecionadas pelo escultor, pintor e ilustrador Nuno Rufino. Castromarinense e licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Nuno Rufino tem traçado o seu percurso artístico no cruzamento com as suas raízes, colaborando com diversos projetos locais e levando o bom nome de Castro Marim a outros horizontes. 

As inscrições estão limitadas às 10 vagas e decorrem até ao dia 30 de setembro. As aulas serão duas vezes por semana, 3ª e 5ª feira, entre as 18h00 e as 19h00. Para se inscrever deve ligar para a Biblioteca Municipal de Castro Marim, através do nº 281 510 747.

Esta iniciativa surge em articulação com outros projetos do mesmo âmbito, como a Estação das Artes, em São Bartolomeu, ou a Oficina de Cestaria, nas Furnazinhas, com abertura prevista para abril do próximo ano, que nascem da vontade de valorizar, inovar e reinventar as artes tradicionais.

A salientar a participação de jovens artesãos do concelho, que têm promovido e reinventado antigos mesteres, num trabalho contínuo de valorização do património cultural imaterial do território.