O PCP saúda a luta dos enfermeiros no Algarve e «manifesta apoio às justas reivindicações destes trabalhadores visando a valorização das carreiras e das profissões, o aumento dos salários, o pagamento de horas de trabalho não pagas e o respeito pelos compromissos assumidos pelo Governo – por intermédio do CHUA e da ARS Algarve – designadamente em relação às progressões na carreira», escreve em comunicado.

«Reivindicações que são inseparáveis do reforço do Serviço Nacional de Saúde, seja na região, seja no país», acrescenta o partido.

«Na expressiva greve promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses que ontem teve lugar, uma delegação do PCP – que contou com a participação de Celso Costa membro do Comité Central do PCP - marcou presença na concentração que se realizou junto ao Hospital de Faro, onde teve a oportunidade, não apenas de saudar a luta destes enfermeiros – cuja greve teve uma ampla adesão – mas também de expressar a sua solidariedade com os mesmos», explicou o partido em comunicado.

Num momento em que se encontra em discussão a proposta de Orçamento do Estado para 2022, «o PCP não deixará de intervir com as suas propostas visando responder às reivindicações dos enfermeiros do Algarve e do país. Uma intervenção que se fará, mesmo sabendo que o Governo PS, em nome da falácia das contas certas, prefere manter o país atrelado às imposições da UE e dos grupos económicos, em vez de responder ao que é preciso: a valorização dos trabalhadores e dos serviços públicos», frisa.

«O PCP não só não esquece o papel dos enfermeiros, como dos restantes profissionais de saúde, na defesa do SNS, como aliás ficou evidente durante o período mais agudo da epidemia, como reafirma o seu compromisso de sempre com a valorização do trabalho e dos trabalhadores, a garantia do direito à saúde, a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento do país», termina o partido.