Em Moura já tiveram início os trabalhos de requalificação da Estrada Nacional 255, que irão permitir a construção de uma nova via pedonal. Esta é mais uma intervenção que se insere na estratégia de desenvolvimento local, que assenta em vários pilares, entre os quais a requalificação do espaço público.

Esta estrada, também conhecida como Rua da Amareleja, faz a ligação entre Moura e o Alto Alentejo, sendo uma das entradas principais na cidade que, pelas suas atuais características, lhe confere uma imagem nada digna. Pretende-se, por isso, requalificar esta zona, criando um espaço cada vez mais urbano e seguro.

Esta empreitada contempla a construção de uma via pedonal, que se desenvolverá entre a “Brecha do Jardim” e a Ponte do Coronheiro, numa extensão de cerca de 1km. Ao longo da via será realizada a estabilização de taludes; recolocada toda a sinalética; realizada a pavimentação da berma em betão pintado a verde, permitindo que as pessoas possam realizar caminhadas e que, ao mesmo tempo, tenham acesso às quintas existentes nesta zona. Será igualmente feito o melhoramento do parque de merendas existente junto ao Moscão, estando prevista a criação de um pequeno estacionamento temporário, construção de equipamentos de apoio (mesas e bancos), bem como uma nova fonte de água potável e nova vedação em postes de madeira. Junto ao posto de abastecimento de combustível, presente no local, será ainda criado um alargamento que permitirá a existência de uma vista panorâmica.

A empreitada de requalificação da Estrada Nacional 255 representa um investimento total de

€837.257,04.

Esta intervenção, cujo valor do investimento elegível é de €647.483,13, beneficia de uma taxa de cofinanciamento de 85%, no âmbito do Programa Alentejo2020.

 

Por: Câmara Municipal de Moura