Conhecer a Ria Formosa, disfrutar de obras de arte, compreender a ciência envolvida no estudo do cavalo-marinho na UAlg e preservar o ambiente envolvente, com recolha de lixo no trilho, levou cerca de 30 novos estudantes, de várias nacionalidades, a percorrer 8 Km (entre esculturas de Bordalo II), no dia 24 de setembro, no Campus de Gambelas e término na Praia de Faro.

A vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável, Alexandra Teodósio, sublinha a importância deste tipo de atividades, que promovem uma integração saudável e sustentável dos estudantes na Academia. «Trata-se de criar alternativas na UAlg a uma inclusão mais solidária e democrática dos recém-chegados à região, ou apenas recém-chegados à nossa Universidade. Desta forma, beneficiam da possibilidade de conhecer melhor os campi, fazer amizade com colegas de cursos distintos e em ambiente multilinguístico, tudo em prol da sustentabilidade ambiental e social no futuro».

Esta iniciativa, inserida num conjunto alargado de atividades promovidas pela UAlg para acolher e integrar os novos estudantes, contou ainda com a participação de alguns docentes, investigadores e funcionários da UAlg.  A Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve também se fez representar por Ana Margarida Leal Magalhães. Ao longo de cinco painéis, entre o Campus de Gambelas-Ludo-Praia de Faro (assinados por QR Code), os participantes puderam realizar uma profunda reflexão sobre esta espécie ameaçada, o seu habitat e a sua enorme sensibilidade aos impactos climáticos e antropogénicos na Ria Formosa. Esta ação também contribuiu para a limpeza do trilho, onde foram recolhidos itens, sobretudo de plástico, o mesmo material usado por Bordalo II nos apontamentos que fez nas obras do Cavalo Marinho, quer em Gambelas, quer no parque de campismo da Praia de Faro, ou seja, plástico e artes de pesca ilegal que haviam sido abandonados.

O itinerário pela preservação do cavalo-marinho pretende ser um lugar de encontro de estudantes, cientistas, residentes, e turistas, através do qual, durante a realização de exercício físico e atividades saudáveis ao ar livre, é possível a observação do belo e sustentável das obras do Bordalo II «Big trash Animal colection», ao alcance de todos (Nova Bauhaus Europeia- belo, sustentável para todos). Através do itinerário é também possível ter a perceção do ciclo de vida desta espécie dependente da Ria e das suas pradarias marinhas, bem como das ameaças presentes. Este percurso elucida ainda sobre de que forma podemos TODOS contribuir para usufruir de um planeta mais saudável. 

Integrado no UAlg Hippocampus encontram-se, com especial relevância, os projetos Hipposave e Alimar, cujos principais objetivos passam pelo conhecimento, proteção e conservação da espécie, bem como a consciencialização do público em geral e escolar para a problemática e impacto do Plástico no Oceano, e necessidade da sua redução através de ações coletivas e individuais de responsabilização.

Esta ação visa também assinalar o início do projeto Sustainable Horizons, coordenado pela UAlg e financiado pela Comissão Europeia, que visa, entre outros aspetos, aproximar os cidadãos dos investigadores e da Academia, sendo uma forma de promover atividades de ciência-cidadã na área da sustentabilidade. Estas atividades juntam a arte, o lixo, a ciência e atividades físicas saudáveis que podem ser realizadas no futuro, por todos, de forma autoguiada, iniciando-se nos campi da UAlg e terminando nas áreas envolventes da cidade ou áreas naturais.

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.

Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.

Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.