A Noite Vermelha, evento que marca a abertura do calendário natalício são-brasense, regressa já este sábado, dia 3, ao Largo de São Sebastião e às principais artérias comerciais da vila.

O Largo de São Sebastião acolhe ainda a tão esperada Festa de Chegada do Pai Natal e o Mercadinho de Artesanato.

Um dia em que o Comércio Local se traja a rigor e abre as suas portas com tentadoras promoções e sugestões de prendas! E como sempre, durante o Natal, quem compra no comércio tradicional de São Brás de Alportel “arrisca-se” seriamente a ganhar vales de compras no comércio e no mercado e também vales de restauração.

A Festa de Chegada do Pai Natal tem início pelas 15h00 e promete fazer as maravilhas dos mais pequenos. Pelas 16h30, o átrio do Cineteatro São Brás, inaugura a Mostra de Presépios Artesanais que conta com originais versões que artesãos locais prepararam no âmbito de um desafio lançado pelo segundo ano consecutivo pelo Município. À mesma hora, e logo na porta do lado, a Galeria Municipal também inaugura a sua exposição de dezembro: Arte Solidária: 10 anos D’Impulsos”.

O palco da Noite Vermelha continua animado a partir das 17h00 com as atuações dos grupos: SãoBrazArte, Duo Alina Correia & Fernando Ponte, Urban Xpression, Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, Clube do Museu e DString.

Concebida para dinamizar a economia local nesta quadra, a Noite Vermelha coloca na ribalta o comércio local e todas as suas propostas para as prendas de Natal.

As compras realizadas nos estabelecimentos aderentes permitem que os clientes se habilitem a um prémio global de 500 euros para compras no Mercado Municipal! O sorteio “anda à roda”a 6 de dezembro, no Mercado Municipal.

Mas os prémios não se esgotam aqui… desde 28 de novembro e até 6 de janeiro, ao comprar no comércio local está a habilitar-se ao sorteio semanal de 500€ em vales de compras que pode usar no comércio local, na restauração ou até no Mercado Municipal. Uma oferta da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que procura apoiar a economia local.

 

Duendes, dança, música e presépios animam São Brás de Alportel

 

Aberta que está a época natalícia são-brasense, o Município preparou atividades de dinamização do Mercado Municipal que, além da sua dinâmica habitual, vai contar com a participação de doceiros/as na mostra “Sabores de Natal” assim como de artesãos que vão apresentar as suas propostas para presentes únicos e originais.

Pelas ruas da vila, entre cantos e recantos, está aberto o desafio para encontrar os Duendes Guardiões da Serra e do Barrocal que animam a vila e trazem consigo uma mensagem de esperança e solidariedade. Estes simpáticos duendes nasceram em 2020 a partir da reutilização de materiais resultantes de limpeza de vegetação pela equipa de Sapadores Florestais, com a criatividade do Serviço Municipal de Carpintaria e integram o projeto “Natal + Verde”.

E a magia do Natal chega também ao Cineteatro que no dia 11, a partir das 18h00, recebe o espetáculo de Dança “Mundo da Disney”.

A música de Natal invade também a Igreja Matriz de São Brás de Alportel no dia 15, a partir das 21h00, com o Concerto de Natal do Coro dos Amigos do Museu.

A Rota dos Presépios também regressa a vários espaços do concelho. Este ano, a rota dá a conhecer perto de 30 presépios instalados na Santa Casa da Misericórdia, no Museu do Traje, do Miradouro da Cabeça do Velho, no Centro Museológico do Alportel, na Biblioteca Municipal, no Centro de Convívio de Parises, no recreio do Jardim de Infância do Corotelo, no Quartel dos Bombeiros Voluntários e na Igreja Matriz.

Os Amigos da SãoBrazArte vão apresentar o Presépio ao Vivo na Biblioteca Municipal no dia 7 de janeiro, pelas 16h00.

Paragem absolutamente obrigatória no átrio do Cineteatro São Brás onde estará patente o resultado do desafio que o Município fez a artesãos locais para criarem presépios com diferentes técnicas, materiais e inspirações.