O acordeonista e compositor algarvio Nelson Conceição, conquistou esta madrugada o prémio International Portuguese Music Awards, na categoria «Best Instrumental Performance», com o tema Mister Machado de sua autoria dedicado ao seu primeiro professor de acordeão, o Prof. Joaquim Machado.

Recorde-se que, para além do tema «Mister Machado», Nelson Conceição também estava nomeado na categoria Best Traditional Performance com o tema «Charolesca» dedicado à tradição das Charolas de Bordeira que o próprio considera o seu berço da música.

Inicialmente, a cerimónia de entrega de prémios dos IPMA, que premeia artistas portugueses incluindo os países lusófonos e descendentes em diferentes categorias, estava prevista para dia 25 de Abril com apresentação de Daniela Ruah.

 Porém, devido à pandemia, realizou-se no dia 02 de Agosto às 20h (hora local) e contou com a participação de diversos artistas (João Pedro Pais, Áurea, Pedro Abrunhosa, Miguel Ângelo, Carlão, entre outros) e apresentação de Sónia Araújo.

Segundo Nelson Conceição, as nomeações já tinham sido um reconhecimento muito gratificante do seu disco «Descobrindo-me», um disco que retrata um pouco da minha vida importando por isso partilhar todos os reconhecimentos com todos os intervenientes do disco, especialmente os músicos: Cristina Paulo, João Pedro Cunha, Luís Henrique, Ivo Martins, Cláudio Sousa, Ricardo Martins e Paulo Machado.

Na recepção do seu prémio, Nelson Conceição fez questão de dedicar o prémio à sua família, amigos e todos aqueles que o têm acompanhado e aplaudido ao longo da sua vida, não esquecendo os seus mestres e a sua terra Bordeira e respetivos antepassados que tanto o inspiram.

 Por último, agradeceu os apoios da Junta Freguesia de St.ª Bárbara de Nexe, Associação Mito Algarvio, Beltuna Portugal  e, sobretudo, à Câmara Municipal de Loulé e à Dr.ª Dália Paulo pela parceria e impulso que deram para que o disco surgisse.

 

Por: Nelson Conceição