Estas almofadas vão apoiar 50 mulheres que lutam contra o cancro da mama e foram produzidas com o apoio do Município, sob coordenação do Gabinete Municipal de Turismo e a colaboração solidária e voluntária de um conjunto de artesãs da Casa do Artesão de São Brás de Alportel. Um projeto que vai prosseguir e que avança também para a produção de próteses provisórias.
No Mês Rosa, que pretende sensibilizar para a prevenção do cancro da mama, o Município de São Brás de Alportel entregou à Associação Oncológica do Algarve o resultado de nove meses de trabalho do projeto «Almofadas Coração», que vão apoiar mulheres que sofreram intervenções cirúrgicas em virtude da sua luta contra o cancro da mama.
 
Da colaboração do Gabinete Municipal de Turismo e dos artesãos da Casa do Artesão de São Brás de Alportel resultaram as primeiras 50 almofadas coração, estando mais almofadas em preparação.
 
Para a execução deste trabalho, o Município facultou os tecidos e enchimentos necessários para que as mãos solidárias das artesãs pudessem trabalhar. Um projeto que foi acarinhado também por algumas colaboradoras da Câmara Municipal que decidiram contribuir com alguns tecidos.
 
O projeto da Associação Oncológica do Algarve contempla anda a criação de próteses provisórias para as suas utentes. Nesse sentido, esta equipa solidária vai também iniciar a produção das próteses provisórias.
 
«Este é mais um exemplo da solidariedade dos são-brasenses» sublinhou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, no ato da entrega deste primeiro lote de almofadas, que decorreu na quinta-feira, 27 de outubro, no culminar do programa de atividades deste Mês Rosa, após ter sido apresentado de forma sucinta, pela Vice-Presidente Marlene Guerreiro, o percurso de parceria já trilhado, que conduziu a este feliz dia, que pretende ser uma mensagem de esperança para todos os que lutam contra o Cancro.