O Município de São Brás de Alportel entregou um voto de louvor à empresa Terracota do Algarve que há mais de 20 anos se dedica à produção de terracota genuinamente portuguesa.

Uma referência no tecido empresarial são-brasense que prima pela valorização e preservação da arte do barro e do valioso património do telheiro tradicional, que tem aceite desafios para exposições, tertúlias e outras atividades dirigidas à comunidade e que tem dado provas da sua responsabilidade social e dimensão solidária.

Os sócios gerentes Artur Cavaco e Ângelo Martins têm sabido inovar, não descurando a tradição, preservando os processos de fabrico do conhecido Ladrilho Santa Catarina, Tijolo Burro ou Telha Santa Catarina, assim como de outros pavimentos e revestimentos em terracota manual e olaria tradicional.

Com visão e tenacidade, a família foi progressivamente renovando o negócio, apostando em novos serviços e produtos, fruto também de parcerias com outros artesãos, procurando ir ao encontro das necessidades específicas de cada cliente.

Sempre disponível para participar em iniciativas no concelho e na região, de forma a dar a conhecer a sua arte e promover o nome do concelho, a Terracota do Algarve já esteve presente na Feira da Serra, a convite do município, numa extraordinária representação de uma das riquezas do nosso território.

Participação e colaboração concretizada em diversas ocasiões, como é o caso das exposições “Arte do Barro” patente no Museu do Traje e a Exposição “Terracota do Algarve: a arte do barro”, que esteve patente no Centro Museológico do Alportel de 1 de fevereiro até 30 de abril deste ano, bem como a colaboração numa tertúlia e em passeios interpretativos, da maior importância para dar a conhecer este legado valioso e tão bem guardado, dando a conhecer o processo de fabrico de produtos tradicionais algarvios em terracota, da extração da argila à preparação da pasta, da crivagem da cinza à modelagem da terracota até à secagem e preparação para a cozedura e o desenformar dos produtos.

A generosidade da empresa revelou-se de forma singular com a cedência dos materiais que tornaram possível a elaboração da instalação em Homenagem ao Barro e à indústria corticeira patente na Rotunda do Barro, na Circular Norte, apresentada a público no passado dia 1 de março, numa cerimónia de grande significado, precedida de uma visita guiada à exposição e depois às instalações da empresa onde todos os participantes foram muito bem acolhidos e elucidados sobre todo o processo de fabrico e atividade.

Recentemente, a empresa sofreu um incêndio ocorrido justamente no Telheiro da Terracota do Algarve. Apesar deste infortúnio, de forma altruísta, a empresa tornou a revelar a sua generosidade quando mais recentemente se disponibilizou para doar os materiais necessários para a criação de uma estrutura necessária para o Campo de Treino para Bombeiros, que está a ser criado na zona adjacente ao Parque de Manobras – Espaço Multiusos do Município.

“No âmbito da estratégia de valorização do Empreendedorismo São-brasense, reconhecendo o meritório trabalho desenvolvido há diversos anos pela empresa Terracota do Algarve, exemplo de resiliência, altruísmo e envolvimento com a comunidade, constituindo uma referência incontornável são-brasense” o executivo municipal aprovou a 21 de julho um voto de louvor à Terracota do Algarve e aos sócios gerentes pela atividade contínua que muito orgulha o município e a comunidade são-brasense.

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel