Após a pausa verificada em 2020 devido à Covid-19, Portimão voltou este ano a prestar homenagem aos centenários residentes no concelho, tendo sido enviadas lembranças e mensagens de apreço e reconhecimento a dez cidadãos, com idades compreendidas entre os 100 e os 104 anos, em nome da presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes.

De referir que a primeira homenagem prestada pelo Município de Portimão aos centenários realizou-se em outubro de 2019, por ocasião do Dia Internacional da Pessoa Idosa, e envolveu sete seniores residentes no concelho, que participaram num almoço promovido na sala de descabeço do Museu de Portimão.

Em virtude da situação pandémica atual, e no respeito pelas normas sanitárias em vigor, a homenagem deste ano teve lugar nos lares onde se encontram seis dos cidadãos centenários (Centro de Apoio a Idosos, Aldeia de S. José de Alcalar e Santa Casa da Misericórdia de Alvor), com a participação do acordeonista Humberto Silva.

Cada um dos centenários recebeu um pequeno “jardim de suculentas”, símbolo da vida e do crescimento, numa demonstração de carinho e admiração que também envolveu os restantes quatro homenageados, a quem foram entregues nas suas casas a lembrança e a mensagem personalizada da presidente de Câmara.