Já estão a circular, desde a passada segunda-feira, os novos 17 veículos elétricos adquiridos pelo Município de Lagoa para apoio aos seus vários serviços.

A chegada destas viaturas permite à Câmara de Lagoa renovar a sua frota e começar a retirar de circulação os carros já esgotados e menos amigos do ambiente. O investimento do Município, envolvido nesta troca de automóveis a diesel por veículos elétricos, ronda os 335 mil euros e contará com a comparticipação do Fundo Ambiental.  

As novas viaturas foram adquiridas na modalidade de aluguer operacional – renting, o que permite ao Município não ter que realizar um grande esforço financeiro para as adquirir, não ter custos com a manutenção e poder voltar a substitui-los, ao fim de três anos, algo que é muito importante nos veículos elétricos, uma vez que estes estão em constante evolução.

 A iniciativa constitui mais um passo na construção de “Lagoa, Cidade Sustentável”, o tema definido pelo órgão executivo, para o biénio de 2020-2021, e o primeiro passo para que, num futuro próximo, a frota de veículos ligeiros, do Município de Lagoa, seja constituída apenas por viaturas amigas do ambiente.

“Este é um dos maiores desafios que assumimos. Exige concentração estratégica num triplo objetivo: desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável”, referiu Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa. 

Alinhada com a Organização das Nações Unidas (ONU), Lagoa está assim a concretizar medidas que contribuem para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela agenda 2030 da ONU.

Com a substituição da frota automóvel, o Município de Lagoa, está a garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas (ODS 7); construir uma cidade e comunidades sustentáveis (ODS 11) e garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis (ODS 12).

 

Por: Município de Lagoa