A primeiras aplicações de relva sintética, em vários pontos centrais do espaço público do Concelho de Lagoa, já são visíveis e serão uma prioridade para o executivo municipal.

A área total da intervenção que vai substituir a relva natural por relva sintética soma 3.724 metros quadrados. A urbanização Lagoa Sol é a zona de maior área de relva a substituir, ou seja cerca de 2.600m2. A rotunda à entrada de Lagoa e os canteiros adjacentes, bem como a zona junto ao serviço de águas são outros dois pontos a beneficiar destes trabalhos.

A nova relva vai ser aplicada gradualmente, na medida da necessidade que for sendo identificada e analisada caso a caso.  O objetivo é colocar relva sintética em locais onde ela é apenas decorativa e deixar a relva natural onde ela é utilizada pela população. Com estas intervenções, o executivo municipal pretende reduzir o consumo desnecessário de água e reduzir os custos de manutenção destas zonas identificadas.

A procura de modos de manutenção do espaço público que permitem reduzir consumos de água é tomada pelo Município de Lagoa como uma opção alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), nomeadamente com o 6º ODS que propõe «garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável».

Sendo 2021 o segundo ano consecutivo em que o Município de Lagoa elege a sustentabilidade como o tema inspirador da sua ação política, medidas como a substituição de relva natural, que implica elevado consumo de água, por relva sintética que não tem tal exigência, surgem articuladas com as melhores práticas de gestão de recursos, nomeadamente numa região onde a escassez de água é uma preocupação crescente.

 

Por: Município de Lagoa