O Município de Lagoa apoiou, durante o ano de 2020, duas das associações sedeadas no concelho, que se dedicam à proteção e promoção do bem-estar animal, num valor total de 29.500 euros.

O Município de Lagoa e as duas associações sem fins lucrativos, “CCCA-Carvoeiro Cat Charity” e “Aryel- Associação de Proteção Animal de Lagoa”, celebraram, no decorrer do ano de 2020, dois protocolos de cooperação que permitiram ao município apoiar e garantir os cuidados prestados aos animais de rua.

Acolher os animais errantes e abandonados, avaliar a sua saúde e prestar os cuidados adequados, promover a adoção responsável dos gatos bem como a esterilização de colónias destes animais para controlo da sua procriação, e desenvolver ações de sensibilização junto da comunidade, são alguns dos compromissos assumidos por estas associações sediadas no concelho de Lagoa, aos quais o Município se juntou.

O executivo municipal já tinha visitado, em maio de 2020, estas duas associações para conhecer melhor as condições de funcionamento e verificar as dificuldades com que se debatem, demonstrando uma preocupação com a causa animal e empenhado em colaborar na defesa e bem-estar dos mesmos.

Para além dos apoios financeiros atribuídos a estas duas associações, o Município de Lagoa, ao abrigo do Contrato Interadministrativo que celebrou, no início do ano de 2020, com a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, atribuiu uma verba de 16.000,00 para o apoio ao Projeto “Gato de Rua”, implementado desde 2014 com o apoio do Município.

O Município de Lagoa tem como preocupação a implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), nomeadamente a proteção da vida terrestre, assinalada no 15º ODS que propõe “Proteger a Vida Terrestre”, abordando as várias dimensões do desenvolvimento sustentável.

 

Por: Município de Lagoa