A EuroVelo atualmente é composta por 17 rotas, totalizando mais de 90.000 km de itinerários de bicicleta, conectando e unindo todo o continente europeu, uma das quais a Eurovelo 1.
A Rota da Costa Atlântica - Eurovelo 1 percorre toda a costa portuguesa de sul a norte do país. Esta rota, liga a região Norueguesa de Nordkap passando por países como a Inglaterra, Irlanda, França e Espanha, num total de 9.000 km até Portugal, sendo que o traçado no território nacional percorre toda a Costa Atlântica portuguesa desde Vila Real de Santo António até Caminha e é composta por 18 secções.
 
Atravessam o concelho de Aljezur a secção n.º 4-Sagres/Aljezur e a secção n.º 5-Aljezur/Vila Nova de Milfontes, passando por vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo, como é o caso do Pontal da carrapateira, Museu do mar e da terra da Carrapateira e as vilas de Aljezur e Odeceixe, entre outros.
Poderá consultar mais informação acerca do percurso aqui: https://euroveloportugal.com/pt/ e aqui: https://en.eurovelo.com/#routes-and-countries
 
Pretende o Município de Aljezur com este investimento, facilitar a orientação dos amantes da modalidade nas etapas que atravessam, este concelho.
 
Este investimento encontra-se alinhado com a estratégia do Município de Aljezur de valorização dos recursos endógenos, apostando na fruição dos recursos únicos deste território de um modo sustentado, enquadrando-se nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS):11 – Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; 13 – Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos; 15 – Proteger, restaurar e promover os ecossistemas terrestes, combater a desertificação.