Com a suspensão do ensino presencial e o regresso do ensino à distância, alunos, famílias e escolas, voltaram a debater-se com o problema da falta de equipamentos tecnológicos.

Não estando concluída a entrega de kit informático a todos os alunos, por parte do Ministério da Educação, a pedido do município, o Agrupamento de Escolas de Aljezur indicou quais os alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade, que necessitavam de equipamentos.

Face à situação e como já havia sido feito no ano letivo anterior, durante a suspensão do ensino presencial, foram agora adquiridos novos computadores para empréstimo a cerca de 35 alunos do concelho que deles necessitam, de acordo com a indicação do Agrupamento de Escolas.

O Município de Aljezur, enquanto entidade de primeira linha na promoção e defesa dos direitos das crianças e jovens, dos quais o direito à Educação, entende ser do interesse público municipal garantir aos alunos do concelho a igualdade de oportunidades no acesso a estes recursos, independentemente de serem ou não abrangidos pelos escalões de ação social escolar, compreendendo também a dificuldade das famílias em conseguir adquirir, a preços acessíveis, os equipamentos adequados, numa altura em que o mercado não consegue corresponder atempadamente à procura.

Este investimento municipal é um contributo decisivo para assegurar condições básicas de igualdade no acesso aos conteúdos educativos. Esta é uma forma de agradecimento, o esforço de ajustamento às novas realidades e rotinas que está a ser realizado por toda a comunidade educativa, num importante sinal de capacidade de adaptação às novas realidades e de resiliência. Em conjunto com a comunidade educativa o Município de Aljezur, continuará a acompanhar a situação, assumindo sempre uma atitude de dar resposta e soluções às necessidades e dificuldades.

 

Por: Município de Aljezur