A Câmara Municipal de Alcoutim celebrou hoje, 17 de fevereiro, um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim nos termos do qual se compromete a transferir para a instituição uma verba no valor de 238 mil euros.

Nos termos do acordo garante-se prosseguir, de acordo com as possibilidades de comando, as atribuições enumeradas na legislação em vigor, nomeadamente, o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de calamidades públicas e em todos os acidentes, o socorro a náufragos, a sinistrados e doentes, a proteção contra incêndios, a colaboração em atividades de proteção civil, a participação em ações de prevenção e segurança e ainda, a emissão de pareceres técnicos.

O protocolo garante ainda assegurar, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), e no período da Fase Charlie o Pré-Posicionamento de uma Equipa de Combate a Incêndios Florestais (ECIN), em Vaqueiros.

Segundo o presidente do Município, Osvaldo dos Santos Gonçalves, “este protocolo é resultante da necessidade de salvaguarda dos interesses da população, garantindo a continuidade na prestação de cuidados sociais e de socorro no concelho”.