Presidente da Câmara assinou protocolo de colaboração com Plataforma Saúde em Diálogo na sexta-feira, dia 9 de abril

O Município de Faro assinou um protocolo de colaboração com a Plataforma Saúde em Diálogo, entidade responsável pelo Espaço 360º Algarve. No âmbito da política desenvolvida pela Autarquia em prol dos cidadãos seniores, este acordo vai permitir fortalecer a implementação de estratégias de apoio e capacitação dos idosos do concelho.

A formalização da parceria aconteceu no dia 9 de abril, contando com Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, Carlos Baía, vereador da Ação Social, Jaime Franco Melancia, membro da direção da Plataforma Saúde em Diálogo, Joana Viveiro, da direção executiva da Plataforma e Ricardo Valente Santos, gestor do Projeto Espaço Saúde 360º Algarve.

Este projeto, com apoio do Programa Operacional Regional do Algarve (CRESCAlgarve) e do Portugal Inovação Social, procura a promoção da literacia em saúde junto da população mais velha, nomeadamente cidadãos algarvios com mais de 65 anos, condição socioeconómica desfavorecida e baixa escolaridade.

Os utentes passam por uma avaliação, que permite a elaboração de um plano de ação pessoal, que prevê a recomendação de atividades em várias áreas de intervenção, contando com um acompanhamento pessoal permanente e beneficiando todos os participantes das atividades desenvolvidas pelos parceiros do projeto.

A autarquia passa agora a colaborar nas iniciativas do programa, nomeadamente na identificação e referenciação de utentes que possam incluir-se no seu público-alvo, sobretudo os mais vulneráveis financeira e socialmente e na inclusão dos utentes do Espaço Saúde 360º Algarve nas suas atividades destinadas a idosos.

Refira-se que, procurando boas práticas que visem a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos idosos, o Município de Faro criou, em 2012, o Gabinete de Apoio ao Idosos e o Grupo de Trabalho na Área do Envelhecimento (GTAI), que integra 11 entidades com respostas nesta área.

Também nesse âmbito, a Autarquia implementou projetos como a teleassistência domiciliária, o apoio na aquisição de medicação (através do cartão Abem), ou o GPSS – Grupo de Proximidade na Promoção dos Direitos Sociais e Segurança (em parceria com a GNR). Simultaneamente, a autarquia tem promovido o “Faro Sénior”, um conjunto de iniciativas lúdicas e pedagógicas, que promovem o envelhecimento ativo e a melhoria da qualidade de vida, minimizando o isolamento dos cidadãos mais idosos do concelho.

 

Por: CM Faro