O Município de Loulé é finalista na categoria «Promoção para Entidades Públicas» do Prémio Nacional de Artesanato, promovido pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Trata-se de um galardão que tem como objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo artesãos que se destaquem pelas competências técnicas e profissionais e pela excelência dos resultados alcançados, assim como agentes e entidades públicas e privadas com intervenções relevantes na promoção das artes e ofícios.

A Autarquia de Loulé tem vindo a apoiar as artes e ofícios através da realização de feiras e mostras de artesanato e do projeto Loulé Criativo, o qual criou uma rede da oficinas composta atualmente por 5 espaços. Para além disso, e consciente da necessidade de transmissão de conhecimentos na área das artes e ofícios, têm sido organizadas várias atividades e formações neste âmbito.

Foi ainda criado o Loulé Design Lab, um laboratório de criação, investigação e experimentação, que apoia uma rede de designers e makers, sendo uma das incubadas, a Sílvia Rodrigues, que trabalha a arte do papel de jornal, uma finalista do Prémio Nacional de Artesanato, na categoria «Prémio Inovação».

 

Por: CM Loulé