A Confraria Marinha da Ria Formosa lançou no dia 22 de julho o seu primeiro livro, intitulado «A Gastronomia da Ria Formosa – Tradições, gentes e herança histórica».

Este projeto nasceu da vontade de perpetuar a memória viva da nossa Ria Formosa, naquilo que nos dá de riqueza gastronómica, histórica e de identidade. É mais do que um livro de receitas, é um repositório de contextos que nos definem enquanto Algarvios, amantes desta laguna que tanto nos enriquece. E, em complemento, evidenciar os recursos endógenos da Ria e perceber o seu contexto histórico, socioeconómico e geográfico.

Foram recolhidas 14 receitas tradicionais algarvias e 6 receitas de autor (premiadas no 1º Concurso Gastronómico da Confraria Marinha da Ria Formosa), que utilizam os ingredientes provenientes da Ria Formosa. Salientamos que o turismo gastronómico é um fator diferenciador dos locais e, cada vez mais, um condicionador das escolhas de turistas nacionais e estrangeiros.

As Confrarias constituem-se atualmente como associações sem fins lucrativos que, de forma ativa, promovem a preservação das técnicas ancestrais de produção, fabrico, criação e degustação dos diversos tesouros gastronómicos, que temos a obrigação de manter vivos. Cada confrade e confreira é um embaixador/a do produto que defende, e tem a responsabilidade de defender o património gastronómico/enófilo da sua confraria e alia-se à defesa de todos os outros.

Nascida a 15 de outubro de 2018, tem a sua sede em Faro e a sua área de abrangência é regional, englobando todos os concelhos que pertencem à Ria Formosa, nomeadamente Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como princípios contribuir para o levantamento, defesa, promoção e divulgação do património cultural, ambiental, histórico e gastronómico da Ria Formosa.