Por Neto Gomes

Disse-nos José Teiga, Presidente da CPI

Sempre ao lado dos que querem ajudar, desde as Instituições, Segurança Social, Câmara Municipal até muitos anónimos e amigos, passando por beneméritos, que num repente surgem no coração da Casa da Primeira Infância, de forma tão inesperada como necessária, a Creche de Loulé prossegue o seu histórico, humano e educativo trabalho agora a caminho dos 77 anos.

Tem sido assim desde o primeiro dia, com os altos e baixos, que marcam a vida de uma Instituição que nasceu a 10 de Junho de 1945 forjada no amor, na educação e na paz pelas crianças.

Caminho longo, tremendamente difícil, tortuoso, mas nunca a desistência. Aliás, até meados da década de sessenta/setenta, eram crianças carentes que frequentavam a Creche de Loulé, cujos pais ou familiares responsáveis, não tinham condições para pagar.

Desde Maria José Cabeçadas à Menina Isabelinha, passando pela Silvina Bonixe e Catarina Farrajota, foi o mundo das mulheres que ditou todo o futuro da Instituição, todavia, no meio de muitas horas amargas, assentes na pandemia, nas dificuldades e n’outros valores em que a sociedade é fértil, a Instituição sempre conseguiu levar a “barca a bom porto”.

Mesmo sabendo sempre, que é nas crianças que explode o cordão detonando das fragilidades, a Casa da Primeira Infância, tudo tem feito para lhes transmitir os maiores valores, fruto da capacidade e competência dos seus profissionais, a quem procura que nada falte e desta forma acolhendo todos os apoios.

Deste modo, como já tinha acontecido o ano passado, também pelo constante apoio da Câmara Municipal de Loulé e do seu Presidente Dr. Vítor Aleixo, a Creche de Loulé voltou a ter um Natal cheio de amor e de prendas, e tal se deve, ao grande benemérito inglês, Senhor Keith Jones, que nos dois últimos anos tem estado lado a lado com a Instituição e consequentemente com os Órgãos Sociais.

Neste Natal, a par do constante apoio financeiro, Keith Jones ofereceu à Instituição 263 cabazes que foram distribuídos por cada utente e pelos funcionários, e alguns desses cabazes, por inspiração de José Teiga, chegaram a lares mais desfavorecidos.

Referindo-se ao grande apoio de Keith Jones, o presidente da Instituição, José Teiga, disse à A Voz de Loulé:

«Queremos salientar o apoio financeiro que, durante todo o ano chegou à Casa da Primeira Infância e com ele pudemos melhorar, espaços, e o conforto de todas as crianças.

Todas as pessoas com quem nos cruzamos têm um propósito na nossa vida. Mesmo os momentos difíceis são importantes.

A chegada do querido amigo e senhor benfeitor Keith Jones, à Casa da Primeira Infância, foi como uma estrela caída do céu, não apenas na ajuda constante, como aconteceu outra vez neste Natal, mas no sonho que ainda vai suceder, para que em breve possamos ter um espaço próprio no que se refere à Casa de Acolhimento OS MIUDOS.

Portanto, para o senhor Keith Jones e por toda a sua disponibilidade, paixão pela Instituição e auxílio financeiro, todos nós, associados, trabalhadores e membros dos corpos sociais e famílias da Casa da Primeira Infância, querem expressar o seu mais vivo reconhecimento.

Ora, no passado dia 20 de dezembro foram entregues 263 cabazes de Natal às famílias de utentes da C.P.I.  gentilmente oferecidas pelo amigo e benfeitor Keith Jones, cujo trabalho, de escolha dos produtos, coordenação com a instituição, programação do recebimento e entrega, só foi possível graças ao grande profissionalismo, empenho, gentileza e gosto de servir, da Dª Maria João, Secretária do Sr. Keith Jones.

Por sua vez, cada criança recebeu um presente individualizado, de material   pedagógico e didático, tendo em consideração a sua idade, cuja seleção foi feita pelas educadoras de infância sob a orientação da Diretora Técnica e Pedagógica Drª Ivone Machado. Estamos a falar de 200 prendas, adquiridas no comércio local de Loulé.

Este, é o segundo ano consecutivo em que o amigo Keith ajudando a minorar as dificuldades das famílias, deu o seu prestimoso contributo para um Natal mais Feliz, além disto, foi ao longo do ano dando um contributo financeiro, à instituição, para ajudar no défice anual de cerca de 50.0000 euros da resposta deficitária da Casa de Acolhimento OS MIÚDOS e assim, foi possível pagar atempadamente a renda mensal de 1.000 euros à senhoria Santa Casa da Misericórdia de Loulé, bem como  as rendas que estavam em atraso no valor de 35.000 euros.

Vamos entrar em 2022 com o coração mais feliz, e nessa felicidade, reconhecemos também todo o apoio que temos recebido da Câmara Municipal de Loulé e do seu executivo presidido pelo Dr. Vítor Aleixo.