Criada no final de janeiro em contexto de confinamento derivado da crise pandémica, esta iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas levou centenas de livros e materiais audiovisuais à segurança e conforto do domicílio dos lacobrigenses.

Dado o seu sucesso, mesmo com a Biblioteca de portas abertas, o município de Lagos decidiu prolongar a iniciativa “Livros à porta – O sabor do livro em casa” a todo o mês de abril. Para promover as leituras de fim-de-semana, o horário de sexta-feira da Biblioteca Municipal será também alargado até às 18h00.

Desde a sua implementação em janeiro, esta iniciativa de promoção da leitura e da cultura num período em que a população se viu obrigada a confinar devido ao agravamento da situação epidemiológica, a equipa da Biblioteca Municipal entregou cerca de 730 livros, abrangendo 208 leitores. A iniciativa permitiu ainda a angariação de mais 14 pessoas que integraram a rede de leitores deste equipamento cultural.

Nesse sentido, o município de Lagos e a Biblioteca decidiram manter a iniciativa durante o mês de abril. No entanto, uma vez que, de acordo com o atual Plano de Desconfinamento a Biblioteca e Polos de Leitura reabriram as portas desde o dia 15 de março, a entrega dos livros de materiais audiovisuais (DVD’s e CD’s) estará limitada a um dia por semana (5ª feira).

A equipa da Biblioteca continuará a publicar diariamente uma “Ementa do Dia” na sua página de Facebook para que possa escolher os livros mais “deliciosos” entregues mediante as mais rigorsas medidas de segurança e higiene. O funcionamento da iniciativa será o mesmo: contacte-nos através do email biblioteca@cm-lagos.pt, telefone 282 767 816 ou página de Facebook da Biblioteca. A data, hora e local será combinada entre o leitor e a Biblioteca, sendo que é exigida a utilização de máscara por parte do leitor. Saiba mais aqui.

Para intensificar a promoção da leitura e da cultura em Lagos, foi também decidido o alargamento do horário de 6ª feira até às 18h00 (durante a semana o horário é 10h00-13h00 e 14h00 e 16h00) para que possa requisitar atempadamente os seus livros para um fim-de-semana agradável entre livros e histórias.

 

Por: CM Lagos